Documento

Páginas: 6 (1475 palavras) Publicado: 23 de março de 2015
Falas
Reprodução Assexuada - Mari
A reprodução assexuada é um tipo de reprodução em que intervém um só progenitor, não havendo a participação de células reprodutoras ou gâmetas na formação dos novos indivíduos. Ocorre nos procariontes, na maioria dos seres vivos unicelulares eucariontes e em alguns organismos multicelulares, como, por exemplo, nas plantas, utilizando-se esta capacidadereprodutiva na agricultura. O aumento do número de indivíduos ocorre por mitoses sucessivas, mantendo-se constante o número de cromossomas. Os novos seres desenvolvem-se a partir de uma célula ou conjunto de células do progenitor, pelo que todos os indivíduos são geneticamente iguais, designando-se este agregado por clone, a sua produção é denominada de clonagem. Todos os membros de um clone sãogeneticamente iguais e provêm de um só progenitor, mas excepcionalmente podem surgir diferenças, quando por acaso ocorre uma alteração genética, denominando-se por mutação.
A monotonia (falta de variação) que se verifica na descendência é consequência do processo de divisão celular que está na base da reprodução assexuada - a mitose. Este processo celular permite a formação de duas células-filhas, com umacarga hereditária exatamente igual à da célula-mãe. Nos seres unicelulares, a mitose corresponde à própria reprodução; quando a célula se divide em duas, cada célula-filha será um novo indivíduo.
Vantagens
Processo rápido; envolve pequeno gasto de energia; assegura a formação de clones; todos os indivíduos podem formar descendentes; reprodução efetuada sem intervenção de um segundo indivíduo; nãoexiste fecundação do óvulo e um só indivíduo pode originar um maior número de descendentes.
Desvantagens
Diversidade praticamente nula, ou seja, não existe variabilidade genética; não favorece a evolução das espécies e difícil adaptação dos novos indivíduos a diferentes meios.


Partenogénese – Mari
Partenogénese é um tipo de reprodução que simula a sexuada, mas que se inclui na categoria dereprodução assexuada. Embora implique a intervenção de um gâmeta feminino, não é considerada sexuada, pois não há a fertilização de gâmetas, mas sim a divisão por mitoses sucessivas de um só gâmeta, ou seja, dá-se o desenvolvimento de um indivíduo a partir de um óvulo não fecundado. A partenogénese é uma estratégia reprodutora alternativa para alguns seres que se reproduzem sexuadamente, quando napopulação não existem machos da mesma espécie ou por pressão ambiental. Os organismos que se reproduzem por este método estão geralmente associados a ambientes isolados como ilhas oceânicas.
Curiosidade: Na sociedade das abelhas ocorre um facto curioso: tanto os óvulos fecundados como os não fecundados podem originar novos indivíduos.
As rainhas e as operárias resultam do desenvolvimento de óvulosfecundados, sendo, portanto, diplóides. A diferenciação entre elas é estabelecida pelo tipo de alimento fornecido às formas larvais:
. as larvas que originam operárias são nutridas com mel e pólen;
. as larvas que originam rainhas recebem geléia real como alimento.
Os zangões, cujas larvas são nutridas com pólen e mel, são haplóides, uma vez que resultam do desenvolvimento de óvulos não fecundados.Os zangões, originando-se de óvulos fecundados, herdam todos os genes que possuem da “mãe”(Rainha), uma vez que não têm “pai”.
Bipartição - Mari
Este tipo de reprodução ocorre em seres vivos unicelulares, como os protozoários, e também em muitos invertebrados, como as anémonas.
A bipartição, também denominada cissiparidade, divisão simples ou divisão binária, consiste na separação de um organismoem dois indivíduos de tamanho semelhante, que crescem e atingem as dimensões do progenitor.
As bactérias têm uma estrutura simples (A). O seu processo de reprodução é, então, menos complexo. O DNA começa por colar-se a uma invaginação da membrana plasmática e duplica-se (B). O novo filamento encontra-se noutro ponto, perto do primeiro. A membrana plasmática aumenta, separando os filamentos de DNA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!