Documento de requisito de um sistema de aluguel de trajes de festa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Documento de Requisitos de um sistema de Aluguel de Trajes de Festa

A.1 Descrição Geral do Sistema
O sistema de Aluguel de Trajes de Festa consiste em um sistema de gerenciamento das locações e vendas de trajes de uma loja de Aluguel. Os trajes só podem ser locados ou vendidos pessoalmente. Para um cliente realizar uma locação ou uma venda, ele precisa fazer um cadastro. O gerente ou qualquerfuncionário pode efetuar locação ou venda. Para isso precisam se autenticar no sistema. Para agilizar o processo de cadastro, detalhes de clientes que já utilizaram algum serviço serão armazenados e disponibilizados para uso. Os dados dos trajes devem ser cadastrados. O cadastro de funcionários e gerente será feito pelo proprietário. O pagamento pode ser à vista, cartão de crédito ou cartão dedébito.

A.2 Requisitos Funcionais
A 2.1 Operações básicas do sistema
1. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e exclusão de produtos com os seguintes atributos: tipo (vestido, calça, terno, etc), tamanho, cor, tecido, característica (bordado, liso, etc), valor de aluguel, valor de venda, código, situação, material.
2. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e exclusão de usuáriose proprietário com os seguintes atributos: nome, cargo, salário, RG, CPF, endereço, telefone, celular, código, senha.
3. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e exclusão de clientes com os seguintes atributos: nome, endereço, cidade, estado, telefone, celular, CPF, RG, código.
4. O sistema deve permitir a inclusão e alteração de locações com os seguintes atributos: código do contrato,código do cliente, código do funcionário, código das roupas, código dos acessórios, data de locação, data de retirada, data de devolução, valor total do contrato, valor total da locação, desconto, forma de pagamento, observações.
5. O sistema deve permitir a inclusão de vendas com os seguintes atributos: código do cliente, código do funcionário, código das roupas e acessórios, valor total da venda,desconto, data da venda.

A 2.2 Locação e Venda
1. A locação de algum traje só poderá ser feita se o cliente não tiver nenhum débito e se o traje estiver disponível para locação.
2. O desconto para locação é de 20% no máximo, à vista.
3. A devolução poderá ser feita em 4 dias no máximo. Se houver atraso, cobrar 2% ao dia.
4. A venda só poderá ser feita se o cliente não tiver nenhum débito ese o traje não tiver locação a partir do dia da venda.
5. O desconto de venda é de 40% no máximo, à vista.

A. 2.3 Pagamento
1. O pagamento poderá ser feito à vista, cartão de crédito, cartão de débito ou em 2 (duas) vezes, retirada e devolução. Se o valor exceder R$ 150,00 o pagamento poderá ser dividido em mais vezes. Nesse caso, comunicar o gerente.

A 2.4 Emissão de relatórios econsultas
1. Consultar de um traje está disponível ou não.
2. Consultar o número de locações de um certo traje por mês.
3. Listar as locações de trajes por dia.

A.3 Requisitos Não Funcionais
A.3.1 Segurança
1. O sistema deve gerar arquivos de registro das operações de locação e venda, alteração de locação venda e cancelamento de locação realizada no sistema.
2. O sistema deve autenticar osusuários por meio de um login e senha.

A.3.2 Persistência
1. O sistema deve permitir que os dados necessários para o gerenciamento do Aluguel de Trajes de Festas sejam armazenados em um banco de dados.

Cadastrar Venda



Cenário Principal
1. Sistema solicita dados para Cadastro de Venda.
2. Sistema valida Login.
3. Sistema valida Cliente.
4. Usuário insere dados para Cadastro de Venda.5. Sistema verifica Produto.
6. Sistema cadastra Venda.
7. Sistema apresenta menu principal do sistema.

Cenário Alternativo 1
2.1. se login não validar
2.1.1 sistema retorna uma mensagem de login não existente.
2.1.2 sistema retorna item 2.

Cenário Alternativo 2
3.1 se o cliente não validar
3.1.1 sistema retorna uma mensagem de cliente não cadastrado.
3.1.2 funcionário ou...
tracking img