Documento de conhecimentos gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA 6º SEMESTRE.


[pic]



ATPS : Processos Metalúrgicos

Tema: Tratamento Térmico







PROFESSOR: Prof. Luis Bueno





SANTA BÁRBADA D’OESTE
2012



















































1. Introdução


Tratamento térmico é um processo queconsiste de um conjunto de operações de aquecimento e resfriamento, que são submetidos aos aços, sob condições controladas de temperatura, com está forma conseguimos obter uma variada gama de propriedades como: dureza, elasticidade, ductilidade, resistência à tração, que permitem que tenhamos materiais mais adequados para cada aplicação Os fatores que determinam os tipos de tratamentos térmicos são:temperatura, taxas de aquecimento e resfriamento, tempo de permanência em uma determinada temperatura. A escolha adequada desses elementos está diretamente relacionada com a estrutura das ligas dos aços.





























2. Importância do Tratamento Térmico


Os processos de produção nem sempre fornecem os materiais de construção nas condiçõesdesejadas, por isso é de grande importância o tratamento térmico, aonde você pode buscar a resistência ou propriedades físicas no qual você deseja.




3. Tipos de tratamentos térmicos


Segue abaixo os tipos de Tratamento térmico:


* Têmpera
* Recozimento
* Normalização
* Martêmpera
* Austêmpera
* Revenimento
* Solubilização* Esferoidização/Coalescimento
* Cementação
* Nitretação














4. Têmpera


A têmpera é feita para aumentar a dureza resistência dos materiais e seu processo consiste em aquecer o aço em uma temperatura superior a temperatura crítica o objetivo é conduzir o metal a uma fase, na qual se obtém o melhor arranjo possível dos cristais do metal umafase chamada austenitização, e ser resfriar rapidamente. O resfriamento deve ser brusco, em óleo ou água, e a rapidez do resfriamento é importante para impedir que o aço mude para fase diferente daquela que se obteve na temperatura de austenização (obter estrutura martensítica).


5. Recozimento


O recozimento tem o objetivo de remover as tensões dos tratamentos mecânicos a frio ou aquente, e a diminuição do encruamento e causar uma diminuição de dureza do material metálico diminuir a dureza do material, alterar as propriedades físicas do material como resistência, ductilidade, etc., alterar características elétricas e magnéticas, alterar o tamanho de grão, remover gases, produzir uma microestrutura definida, eliminar os efeitos que o tratamento térmico tenha causado.
.6. Normalização


A Normalização consiste no aquecimento do material a uma temperatura acima da zona Crítica, seguido de resfriamento ao ar. O objetivo da normalização é refinar a granulação grosseira de peças de aço fundido, laminado ou forjado. A normalização é ainda usada como tratamento preliminar à têmpera e ao revenido, justamente para produzir umaestrutura mais uniforme do que a obtida na laminação, por exemplo, além de reduzir a tendência ao empenamento e facilita a solução de carbonetos e elementos de liga.
A normalização pode ser usada para obter uma boa ductilidade sem redução significativa da dureza e da resistência à tração. Também para facilitar a usinagem e refinar a estrutura dos grãos. É um tratamento comum para aços-liga, antesda usinagem e de posteriores tratamentos como têmpera e revenido.






7. Martêmpera


A martêmpera é um tipo de tratamento térmico indicado para aços ligados por que reduz o risco de empenamento das peças, visando à obtenção da martensita.
Ela consiste em aquecer o aço até a temperatura de austenitização, e então resfriar rapidamente (sem atingir as curvas de...
tracking img