Documento de araxá e terezopolis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXÕES SOBRE ÉTICA, PESQUISA E SERVIÇO SOCIAL.

Como todas as conquistas da humanidade, a trajetória de defesa da ética na pesquisa - aqui tratada como uma conquista no campo dos direitos humanos - é percorrida por inúmeras situações de desrespeito e violação dos direitos dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Seu debate - não somente no espaço das ciências humanas - mas da ciência, emgeral, emerge historicamente no âmbito da Bioética, inicialmente no campo da saúde, como resposta ao uso da ciência em experimentos com seres humanos.
Seu desenvolvimento, porém, evidenciou que os dilemas ético-morais presentes nas diferentes práticas profissionais e científicas extrapolam as áreas médicas, exigindo a presença das demais áreas do conhecimento e a definição de critérios eprincípios éticos normatizadores da pesquisa, em geral.
Como resposta a demandas históricas resultantes de situações de discriminação e de desrespeito aos direitos humanos, já implicou em sua superação para além dos limites das ciências biomédicas, possibilitando que os dilemas presentes nas pesquisas com seres humanos e não humanos possam ser hoje situados de forma multidisciplinar,buscando-se, em suas vertentes mais progressistas, uma articulação entre o conhecimento a ética e a política. Isso nos propicia um campo de alternativas criticas para pensar a relação entre ética, pesquisa e Serviço Social.
A história recente da sociedade brasileira, polarizada pela luta dos setores democráticos contra a ditadura e, em seguida, pela consolidação das liberdades políticas, propiciouuma rica experiência para todos os sujeitos sociais. Valores e práticas até então secundarizados (a defesa dos direitos civis, o reconhecimento positivo das peculiaridades individuais e sociais, o respeito à diversidade, etc.) adquiriram novos estatutos, adensando o elenco de reivindicações da cidadania.
Para atender as demandas históricas objetivas temos a necessidade de respondereticamente a situações de conflitos.
Porém nos mostra os dilemas ético-morais, que estão presentes nas diferentes práticas profissionais e cientificas e exige ações mais objetivas da pesquisa em geral.
As mudanças sócio-culturais atingem as pessoas nos costumes, valores tradicionais, lutas por direitos civis e políticos e é nisso que acontecem os fatos que influenciam as denuncias.
Areivindicação da ética na pesquisa surge exatamente porque parte da humanidade não concorda com essa lógica, com essa concepção e com essa prática. Em um contexto geral, todos nós concordamos com a importância da discussão e do enfrentamento da ética na pesquisa só que seu enfrentamento é problemático, pela natureza dos dilemas que o envolvem, mas a pesquisa em ciências humanas, é mais recente erara.A ética objetiva-se como reflexão teórica e ação praticam.

Reflexão teórica: nos chamam a atenção sobre valores das ações, ela reflete sobre o significado histórico do agir humano e sobre os fundamentos objetivos dos valores e princípios que orientam a pratica social dos homens e trata-se de um saber interessado, portanto, de um conhecimento que nega a neutralidade da ciência paradeterminado projeto ideal.
Ação Prática: è a objetivação concreta dos valores, princípios, escolhas, deliberações e posicionamentos produzidos pela ação consciente dos homens.
A ética na pesquisa em Serviço Social vamos perguntar sobre o significado e o valor de nossa ação em relação à pesquisa, as opções são relativas e que nossos parâmetros éticos são dados pelos referenciaisteóricos e políticos inscritos em nosso Código e em nosso projeto profissional.
A ética como uma ação critica de um sujeito histórico que reflete teoricamente, faz escolhas conscientes, se responsabiliza, se compromete socialmente por elas e age praticamente para objetivá-las é conceber a ética como parte da práxis.
Os profissionais de Serviço Social foram reconhecidos a partir dos anos...
tracking img