documentaodainfraestruturaderede 120308235251 phpapp01

641 palavras 3 páginas
Documentação da Infraestrutura de Rede
09, de março 2012 Infraestrutura Administração em Sistemas.
A tarefa de documentar a infraestrutura de rede é encarada muitas vezes como uma atividade burocrática e tediosa. Entretanto, a documentação é uma boa prática de contribui para melhorar o gerenciamento da rede e para que os profissionais sejam mais produtivos.
O ideal seria que a documentação fosse elaborada e atualizada automaticamente por alguma ferramenta. Caso isto não seja possível, inicie com uma documentação básica e vá incrementando até atender as suas necessidades.
No meu caso eu uso o Word para ir criando os diagramas, mas é claro caso você conheça um Software Livre mais apropriado para desenho dos diagramas de topologia, favor compartilhe nos comentários.
Com o crescimento da rede o modelo de documentação inicial mostrou-se inviável. Procurei ferramentas mais adequadas e optei por implantar o uso do Google
Doc http://www.google.com/google-d-s/hpp/hpp_pt-PT_pt.html (link para quem tiver interesse), assim cada membro da equipe DEVE registrar todas as alterações realizadas.
Dessa forma facilitava as tarefa, modifica e já estava disponível para toda a equipe, claro há outras formas, mas estou compartilhando a minha experiência.

O que documentar?

Não é simples elaborar e, principalmente, manter atualizada a documentação da rede. Os itens que compõe a documentação variam muito de acordo com a complexidade do ambiente de rede e da metodologia de trabalho adotada.
Encontrei na internet algumas boas sujeitões de modelo de documentação de rede, que em minha opinião contendo uma lista mínima de itens que, deveriam constar em uma boa documentação de rede e ainda sim tem quando alguém se da ao trabalho para fazê-la deixa muito a desejar:

DOCUMENTAÇÃO DA INFR-ESTRUTURA DE TI
Topologia de rede
Diagrama da topologia lógica

Diagrama de Vlans
Diagramas da topologia física
Estrutura da árvore LDAP (ou Active Directory, ser for o caso)
Topologia do Storage
Layout do

Relacionados