Documentário estamira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Documentário: ESTAMIRA”


1. QUESTÕES E RESPOSTAS

1) Conforme documentário: qual transtorno tinha Estamira?

R: Estamira tinha Esquiziofrenia. Queconforme consta no DSM IV, para constatação deste transtorno o individuo deve apresentar apenas um sintoma dos presentes na resposta da questão nr. 2 (abaixo) com incidência em no minimo de 1 mês numperiodo de seis meses com observação de sinais continuos.

2) Quais eram as características que Estamira apresentava?

R: Estamira demonstrava comportamentos indicativos de distúrbios mentais: falavasozinha, apresentava fala desorganizada / sem sincronia, atitudes megalomaniácas, ouvia vozes, tinha alucinações, por vezes apresentou manifestações de tremor no corpo e sintomas negativos afetivos(principalmente com relação à Deus). Apresentava também baixo auto-cuidado (morando e trabalhando em um aterro sanitário em condições precárias de vida, isto, acontecendo a mais ou menos 20 anos edizia ser feliz).

3) Como o psicólogo deve trabalhar neste caso?

R: No caso da Srª. Estamira, ao receber a solicitação de consulta por ela mesma ou por familiares, o psicólogo deverá utilizar deuma anamnese criteriosa para aquisição de dados pessoais e informações sobre o seu desenvolvimento (informações mais próximas da realidade). O psicólogo deverá utilizar de informações subsidiárias,já que Estamira era atendida e medicada por um médico profissional psiquiatra, colhendo assim informações de seu prontuário médico. Deverá efetuar também consultas junto a seus familiares mais próximospara coleta de informações sobre a conduta diária da paciente.
O Psicólogo na observação deve notar que um dos seus primeiros sintomas é a diminuição da afetividade, As funções intelectuais sãoigualmente perturbadas o que acarreta rapidamente a alienação de tudo o que se passa à sua volta (no caso, o aterro sanitário).
Muitas destas pessoas passaram por períodos de depressão, stress ou...
tracking img