DocsBELINHA

4737 palavras 19 páginas
INTRODUÇÃO

Após a 2ª Guerra Mundial o Japão saiu devastado, sem recursos e sem investimentos para a produção em massa. Este mesmo sistema acabou sendo utilizado pela General Motors, Volkswagen, Fiat e Renault desde 1920.

Esse sistema de produção em massa trabalha com reservas: fornecedores, e espaço físico para assegurar a produção continua, gerando uma serie de desperdício. De acordo WOMACK (1992) foram Eiiji Toyoda e Taiichi Ohno, da Toyota, perceberam que a produção em massa não funcionaria no Japão devido à falta de recursos resultantes dos transtornos da guerra, e, então adotaram uma nova abordagem para produção a qual objetivava a eliminação de desperdícios. Para conseguir esse objetivo, técnicas como produção em pequenos lotes, redução de estoques, alto foco na qualidade, dentre outras eram utilizadas. Essa nova abordagem passou então a ser conhecida como Sistema Toyota de Produção (STP).

Lean Manufacturing também é conhecido como Produção Enxuta que é uma filosofia de gestão que foca a redução de sete grandes desperdícios na empresa (superprodução espera transporte desnecessário, processamento excessivo, inventário, movimento desnecessário e defeitos). Centrar esforços na eliminação ou redução de cada um desses elementos gera reflexos positivos nas matérias de qualidade, custo ou entregas da empresa, reduzindo a quantidade de atividades que não agregam valor ou serviço.

Produção enxuta utiliza menores quantidade de tudo em comparação à produção em massa, requer também bem menos da metade dos estoques atuais no local da fabricação e resulta em bem menos defeito alem de produção maior e crescente de variedade de produto.

Devido a globalização, as empresas estão sujeitas a grandes desafios. Estão sendo obrigadas a se desenvolverem rapidamente por existir uma exigência tanto com a velocidade com o que se produz quanto com a qualidade. Visando desta forma ás necessidades do cliente, o crescimento e

Relacionados