Docmaker

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALAN MACHADO MESQUITA
WELLINGTON PEREIRA PAIVA


















EDITOR DE TEXTO AUXILIAR PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO “DOCMAKER”




















UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
POUSO ALEGRE
2011






ALAN MACHADO MESQUITA
WELLINGTON PEREIRA PAIVA
















EDITOR DE TEXTO AUXILIAR PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃODE CURSO “DOCMAKER”









Pré-projeto elaborado para apresentação
e aprovação do Conselho, com
objetivo principal de aprimoramento,
visando a construção do Trabalho de
Conclusão de Curso de Sistemas
de Informação.









UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
POUSO ALEGRE
2011
INTRODUÇÃO

Não somente as novas descobertas e tecnologias do mundo contemporâneo comotambém todo o tipo de intervenção transformadora do homem sobre o ambiente onde vive exigem cada vez mais uma apuração de informações e fatos concisa, sólida e irrefutável para execução das ações. A pesquisa e o método empírico são conjuntos de processos usados como ferramentas de validação e formalização dessa construção de informações.

Para Moreira (1999), a pesquisa científica é umprocesso de busca, tratamento e transformação de informações, levado a efeito segundo as determinadas regras fornecidas pela Metodologia da Pesquisa.

A pesquisa científica, bem como suas metodologias, está presente em todos os setores da sociedade, onde quer que haja a necessidade pela busca de novas idéias e tecnologias para atender as demandas do ser humano. Essa mesma pesquisa também édesenvolvida nos núcleos acadêmicos, onde alunos, professores e cientistas trabalham na obtenção, processamento, criação e divulgação do conhecimento e também o emprego deste em soluções possíveis para servir a problemas da humanidade, construindo assim um futuro sustentável e promissor.

O desenvolvimento das novas tecnologias, e das modernas indústrias de base científica (no Brasil), conduza uma nova valorização das universidades como o lugar mais adequado para a realização de pesquisas científicas e tecnológicas de ponta. Esta redescoberta e revalorização da pesquisa universitária se devem, entre outros fatores, à superioridade que essas instituições freqüentemente demonstram, em relação a empresas ou institutos isolados, de atrair os melhores talentos e abrir espaço para oexercício da iniciativa e da liderança intelectual no campo da ciência e da tecnologia (Schwartzman, 1988).

De acordo com Brasil (1996), o aluno desenvolverá no curso superior as diretrizes para a formação de um profissional preparado para o exercício da cidadania e qualificado para o mercado de trabalho. Isso se dará pelo aprendizado teórico e prático das disciplinas estabelecidas pelo cursoescolhido. Na universidade, o aluno assume o papel de pesquisador “aprendiz” e começa a ter o primeiro contato com a pesquisa científica. Durante o progresso de seu curso, ele começará a ser instruído sobre as definições e importâncias de uma pesquisa e também aprenderá sobre as metodologias utilizadas para realização da mesma. Estas etapas serão fundamentais para o estudante universitário, pois seráatravés deste conhecimento, unido aos específicos obtidos ao longo de sua graduação, que ele irá desenvolver sua primeira pesquisa científica, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visando contribuir, com seu experimento, para o acréscimo de valor social, acadêmico e próprio.

O aluno deverá cumprir, em seu denominado curso, exigências diversas para que conclua o bacharelado,licenciatura ou obtenha o título de tecnólogo, dependendo da natureza de cada graduação e de resoluções internas da própria instituição de ensino, como a freqüência nas disciplinas lecionadas, exames avaliativos, estágios, atividades extracurriculares, entre outros. A título de exemplo, pode-se citar o curso de Direito, onde o aluno deverá cumprir cinco anos letivos e, ao colar grau, ainda deverá...
tracking img