Docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
FACULDADE DE GEOGRAFIA
CAMPUSz DE ALTAMIRA


DISCIPLINA: Introdução ao Ensino da Geografia.


DOCENTE: DANIEL VALLERIUS
DISCENTE:
Claudiane de Sousa Alves
Graduanda em Geografia – UFPA Altamira
E-mail: claudia.neal@hotmail.com
Gleiciely Barroso Carvalho
Graduanda em Geografia – UFPA Altamira
E-mail: tiely_atm@hotmail.com
Lorena Raquel GregórioGraduanda em Geografia – UFPA Altamira – Bolsista/EXTESÃO/PROEX
E-mail: lorenaraquelg@hotmail.com
Rainer Filgueiras Pereira
Graduando em Geografia – UFPA Altamira – Bolsista PIBID/UFPA/CAPES
E-mail: rainer.filgueiras@gmail.com
Romário Lopes Silva
Graduando em Geografia – UFPA Altamira
E-mail: romariolopez.silva@gmail.com



ALTAMIRA – PARÁ
2013

UNVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
FACULDADE DEGEOGRAFIA
CAMPUS DE ALTAMIRA


PRÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA E SUAS DIFICULDADES



Trabalho realizado sobre: Prática do Ensino da Geografia e suas Dificuldades, realizado na disciplina de Introdução do Ensino de Geografia, ministrada pelo Me. Daniel Valerrius.









ALTAMIRA – PARÁ
2013 
INTRODUÇÃO
Este artigo visa de maneira sintética citar as dificuldades e aimportância da prática do ensino geográfico nas escolas nos dias atuais. Ao nos referirmos á geografia e ao ambiente escolar, e bom destacar que o ensino terá influência direta no artigo. O ensino não é estático, mais sempre inovado, repensado, buscando trazer a realidade e passando por um processo de atualização para que os contextos da atualidade não passe despercebido pelas escolas. O professor precisaficar sempre atento aos conteúdos, pois o mesmo é uma forma sistemática de transmissão de conhecimento pelas pessoas para instruir e educar, geralmente em locais específicos como a escola que será nossa área de estudo utilizada no trabalho decorrente.
Sendo a escola o lugar onde cada um desenvolve seus potenciais dentro das suas capacidades e seus limites, podemos ressaltar que nesse sentido aescola é um lugar de inovação tanto do senso comum como do critico. A aprendizagem escolar é vital, pois com a globalização todo e qualquer ser necessita se atualizar onde a escola se torna lugar-força, espaço - tempo em que os sujeitos podem ser projeto e projetar a vida, a sociedade e o mundo.

OBJETIVO GERAL
Expor as problemáticas encontradas no âmbito escolar por professores de geografiaOBJETIVO ESPECÍFICO
Expor práticas de ensino e as dificuldades existentes por professores em sala de aula.







JUSTIFICATIVA
Diante das dificuldades encontradas e a desmotivação dos alunos em sala de aula com o ensino da geografia, pois muitos alunos acreditam que a geografia enquanto disciplina escolar esta pautada como ensino da “decoreba”, houve então a necessidade de trabalhar esseassunto, buscando assim novas metodologias de ensino dentro do contexto escolar como forma de ajudar educadores na transmissão do conhecimento, “saindo” por assim dizer do tradicionalismo e inovando as formas de ensino.


A PRÁTICA DE ENSINO DA GEOGRAFIA
O ensino aprendizagem da geografia, no século XXI, exige posição do professor e do estudante ante o conhecimento e os processos de ensinare aprender. Um dos grandes problemas do ensino da geografia é a falta de interesse e a desmotivação por parte de alguns estudantes em relação ao ensino desta matéria, e parte desse problema pode estar relacionado á metodologia que os professores usam na escola, onde em muitos casos o professor somente transmite conhecimento, não levando em consideração as experiências dos estudantes que sãofundamentais para interligar o conteúdo com a realidade o que consequentemente fazem com que muitos estudantes não se interessem pelo ensino disponibilizado a eles.
Na maioria das vezes os alunos não acham motivação por eles não terem o contanto pessoal ou direto com setores que possam observar a prática, ou elementos ligados diretamente ao que é ensinado no dia a dia escolar.
Segundo Resende,...
tracking img