Docente como um espelho para a futura nação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Muitos estudiosos afirmam que a sociedade exerce influência nas principais fases de desenvolvimento dos seres humanos. Principalmente no princípio educativo da infância. Esta mesma sociedade recebeinfluência a longo prazo das novas mentes que estão sendo desenvolvidas em sua plena juventude. Aqui então entra o ponto de partida para a reflexão proposta que supõe uma responsabilidade do docentepara com a sociedade.

Sabemos que o desenvolvimento do comportamento social em vários momentos chega a beirar um profundo desequilíbrio, devido ao contexto intelectual duvidoso que a sociedademoderna se encontra. Alguns princípios estão distorcidos dentro da sociedade, por isso cabe aos docentes despertarem nas novas gerações uma concepção mais humanitária para que a sociedade não se afoguenessa onda que está se erguendo. Os docentes devem revalorizar a disciplina, a orientação e o comportamento humano em tratamento com o próximo. Quando um professor entra em sala de aula cada atitudepode servir como uma lição para os alunos, tendo consciência dessa amplitude dos seus gestos o docente deve sempre agir da forma mais coerente e humanitária possível nas freqüentes situações diárias.Existe também um desenvolvimento que os professores devem trabalhar com os jovens que são as sensações e as percepções intrínsecas da vida onde muitos não percebem, mas saltam em frente aos seusolhos e muitas vezes por motivos intelectuais e até mesmo por inexperiência não sabem como deixar o bom senso falar mais alto e tomar a decisão certa. Isso pode ocorrer devido a um vínculo equivocadocriado pela sociedade moderna. Nesta ocasião cabe ao docente mostrar que existe uma verdade calada nos gestos e que a percepção pode permitir intuir com sabedoria.

Podemos simplificar este textodizendo que o docente deve ensinar, utilizando seus próprios atos como exemplo, a ética e a estética para os alunos como um dever social. O professor em muitas situações tem a capacidade de traduzir...
tracking img