Docente autor ou ator do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: DIDÁTICA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Weldo Ferreira Santos

DOCENTE AUTOR OU ATOR DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Várzea Grande – MT
2011

WELDO FERREIRA SANTOS

DOCENTE AUTOR OU ATOR DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Trabalho apresentado comorequisito para a obtenção do título de Pós Graduação em Fundamentos da Educação, Didática e Docência do Ensino Superior ministrado pelo UNIVAG – Centro Universitário, sob a orientação da Prof.ª MS. Elisabet Aguirre

Várzea Grande – MT
2011

DOCENTE AUTOR OU ATOR DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Weldo Ferreira dos Santos
Elisabet Aguirre

RESUMO
Trata-se de uma pesquisa exploratória,qualitativa, realizada na Universidade Estadual de Mato Grosso. A amostra foi composta por docentes da faculdade de enfermagem. A educação é o processo pelo qual a sociedade atua constantemente sobre o desenvolvimento do indivíduo. O ensino superior de enfermagem passa na atualidade por constantes mudanças. Objetivou-se compreender a percepção dos docentes quanto ao processo de conhecimento e quaisas suas dificuldades frente aos graduandos de enfermagem. Concluiu-se que os docentes estão buscando acompanhar a evolução no sistema de avaliação do processo de aprendizagem.
Palavras-chave: ensino superior, docente, enfermagem.

AUTHOR TEACHER OR ACTOR OF KNOWLEDGE IN TRAINING OF NURSES

ABSTRACT
This is an exploratory, qualitative, held at the State University of Mato Grosso. Thesampleconsisted of teachers of nursing faculty. Education is the process by which the company constantly works on developing the individual. Higher education innursing today is constant change. The objective was to understand the perception of teachers about the learning process and what their difficulties facing the nursing students. It was concluded that teachers are seeking to follow the evolution inthe evaluation system of the learning process.
Keywords: higher education, teaching, nursing.

INTRODUÇÃO
Imagina-se a construção do conhecimento como um processo dinâmico no qual o aluno torna-se o sujeito dessa construção ao vivenciar situações, estabelecer conexões com o seu conhecimento prévio, perceber sentidos e construir significados. Neste sentido, o profissional que atua no ensinosuperior deve apresentar conteúdos significativos que promovam a educação de um modo amplo e traga ao graduando o interesse em aprender.
De acordo com Souza (1996) os fatores que se relacionam ao sucesso ou fracasso escolar dividem-se em três variáveis, são elas: a variável ambiental, psicológica e metodológica. Enquanto o contexto ambiental engloba fatores relativos ao nível sócio-econômico, opsicológico refere-se aos fatores envolvidos na organização familiar, ordem de nascimento dos filhos, nível de expectativa, entre outras, e as relações desses fatores são respostas como ansiedade, agressão, auto-estima, atitudes de desatenção, isolamento, não concentração. Enquanto que o contexto metodológico engloba o que é ensinado nas escolas e sua relação com valores como pertinência esignificado, com o fator professor e com o processo de avaliação em suas várias formas.
Nos programas de bacharelado, a concentração em enfermagem, profissão esta tomada como eixo da nossa análise, é elaborada sobre uma base de educação geral enfocada na enfermagem de nível superior. Os estudantes adquirem conhecimento sobre a teoria e prática relacionadas à enfermagem e outras disciplinas, proporcionamcuidados de enfermagem aos indivíduos e aos grupos, trabalham com membros da equipe de atendimento de saúde, usam a pesquisa para melhorar a prática e possuem os fundamentos para o estudo de graduação (TAYLOR;LILLIS;LEMONE, 2007).
Durante a graduação em enfermagem a prática Pedagógica dos professores me chamou a atenção, principalmente por não aceitar o método quantitativo de conteúdos onde a...
tracking img