Docencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro apresenta os saberes para a pratica docente focada para educadores críticos progressistas e também à educadores conservadores segundo o próprio autor. Independente da opção política dodocente os saberes apresentados são essenciais à prática educativa em si.
Segundo Freire: “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode irvirando blábláblá e a prática, ativismo” (FREIRE, 2007, p. 22).
O primeiro saber necessário deveria ser conteúdo obrigatório do programa da formação docente, compreensão de que ensinar não étransmitir conhecimento, que é necessário criar possibilidades para a produção ou construção do saber e não uma mera transferência de conteúdos e conhecimentos acumulados pelo sujeito.
Quem forma tambémpassa transformações, aprendizados e reaprendizados enquanto formador e quem é formado também passa pelo mesmo processo. “Não há docência sem discência” (FREIRE, 2007, p. 23), o aluno e o professor secompletam, no processo do ensinar e aprender, e como coloca o autor “ensinar inexiste sem aprender”.
Ao longo da história foram descobrindo maneiras, métodos e caminhos param se ensinar.
O ensinar eaprender quando exercido de forma autêntica possibilita uma experiência total que o autor caracteriza como: diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética. Conforme Freirea capacidade de aprender criticamente desenvolve a curiosidade ao conhecimento.
Paulo Freire destaca que esse tipo de ensino é prejudicial e deforma a criatividade necessária tanto do educador comodo educando, porém o educando pode recuperar e superar o autoritarismo do erro do ensino bancário, o educando de ir além dos seus condicionantes.
O educador precisa ter em mente que o saber não deveser simplesmente transferido, mas sim deve ser passado aos alunos de forma que se evidenciem todos os aspectos citados anteriormente. O educando deve ser sujeito construtor e reconstrutor dos...