Docencia do ensino superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
NA FORMAÇÃO DOCENTE:
Perspectivas do Treinamento do Professor Recém-Ingressado
na Docência Universitária


1 TEMA DA PESQUISA

O papel da instituição de ensino superior na formação docente.

1.1 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

O projeto prevê a abordagem do treinamento do docente, por ocasião de seu ingresso na Instituição de Ensino Superior(IES). Não se incluem no projeto questões referentes à formação continuada ou oferta de cursos de especialização com enfoque na docência – ainda que referências a tais aspectos possam ser realizadas. O projeto tem como enfoque o treinamento oferecido pela IES ao docente recém-contratado e, portanto, no início de sua atuação acadêmica no ensino superior.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A formaçãoprofissional do docente universitário é tema de suma importância no meio acadêmico. Via de regra, aborda-se a formação docente sob o ponto-de-vista do professor. Como educador e, portanto, dotado de responsabilidade social, o docente naturalmente coloca-se na condição obrigatória de buscar a sua melhoria técnica de forma ininterrupta. Na visão do educador, deve partir dele próprio a iniciativa derealizar cursos de aprimoramento na docência. Fomentando esta visão há inúmeros textos, produzidos por docentes e apoiados por instituições de ensino superior (IES), que exaltam as virtudes de docentes com iniciativa suficiente para atualizar-se continuamente. O dever social inerente à profissão docente os impede de visualizar a responsabilidade da IES no processo formador do docente. Em poucassituações o educador entende como correta a divisão – ou complementação – de responsabilidades entre universidade e educador.
A IES, entendida como empresa da área da educação, tem o dever de preparar seus funcionários para o pleno exercício de sua função. Alheia a este dever, a universidade parece não preocupar-se em apresentar professores preparados no seu quadro de funcionários para iniciaremsua ação docente neste âmbito educacional. O que se percebe é a criação de cursos de especialização em docência. A exigência inicial das IES parece estar exclusivamente vinculada à possessão do título acadêmico, apenas. As IES não oferecem, entretanto, treinamento adequado a seus docentes no momento em que mais há necessidade: quando o docente inicia sua vida acadêmica.
A oferta de cursos deespecialização para a docência cumpre aspectos importantes relacionados ao cotidiano acadêmico, mas satisfazem apenas parte do dever da IES. A existência de tais cursos incentiva o aprimoramento técnico dos docentes e, portanto, preenche uma lacuna importante no processo de formação, a da viabilização dos cursos aos docentes. É um ponto favorável às IES. O aspecto negligenciado pela IES se refere aotreinamento técnico inicial, que poderia ocorrer logo após a contratação do docente e imediatamente antes de seu ingresso efetivo em salas de aula. Tal treinamento permitiria um ajuste de conduta e postura, de acordo com a filosofia da IES para a qual o docente prestará seu serviço, ou seja, forneceria informações importantes ao docente a respeito do projeto pedagógico da IES. Tal treinamentopermitiria ao docente refletir sobre a metodologia a ser empregada, para que seus conhecimentos possam ser melhor aproveitados pelos alunos da instituição. Este enfoque é desconsiderado por muitas IES, ainda que seja de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem.
A visão da IES como empresa traz consigo uma série de elementos de medida utilizados na área administrativa. Elementosque procuram equiparar as empresas, segundo seu número de funcionários, sua produtividade, seu ramo de atuação, entre outros fatores considerados importantes na gestão empresarial. Com esta visão diferenciada, em que o docente chama-se funcionário e a universidade chama-se empresa, é possível observar a passividade das IES perante a formação de seus docentes. Da mesma forma que, numa empresa, um...
tracking img