Docência para gestão em enfermagem

Páginas: 46 (11348 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
|CONHECIMENTOS DE DOCÊNCIA |
|PARA GESTÃO DE ENFERMAGEM |

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 10
2. OBJETIVOS 13
3. METODOLOGIA 13
4. GESTÃO, OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E GERENCIA 14
5. ENQUADRANDO O PERFIL DO ENSINO 19
6. SATISFAÇÃO PROFISSIONAL 24
7. OENFERMEIRO CHEFE E A EQUIPE DE ENFERMAGEM 33
8. SEGUIDORES 33
9. AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE 34
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS 37
11. CARACTERIZAÇÃO DOS ARTIGOS PESQUISADOS 39
REFERÊNCIAS 44
1. INTRODUÇÃO

As atuais condições sociais, políticas e econômicas caracterizadas por movimentos de globalização, novas tecnologias de informação e comunicação, estagnação dos recursos financeiros, queobrigam a revisões na configuração da relação entre Estado e Sociedade, e intensificação e qualificação das demandas dos atores sociais, decorrentes do processo democrático e das situações de exclusão impulsionam a busca por novos arranjos institucionais, modelos de organização e gestão, além de mecanismos de adaptação organizacional ao ambiente. (5).
Essa conjuntura induz novos comportamentospara as organizações públicas, privadas e não-lucrativas. Estes são estudados pela teoria da administração que, a partir da reflexão crítica de suas implicações para as organizações e o sistema social, estrutura novos conhecimentos que possam ser aplicados no cotidiano organizacional. Neste contexto insere-se o gestor, como função primordial de produzir, conduzir e organizar os processos detrabalho. (5).
Encontramos nas proposições de Fayol em sua Teoria Clássica o homem como um ser naturalmente indolente, insensato e avesso ao trabalho precisando, destarte, de domínios rígidos por parte da instituição, descortinam-se, no exercício do gerenciamento do pessoal de enfermagem, por um desempenho de supervisão atinente, fiscalizadora e punitiva. (14,15).
Pelo ponto de vista deFayol a distribuição do trabalho objetivava à produção, o resultado e o ganho a ponto de determinar uma maneira de trabalhar que possibilitasse reduzir o número de objetivos para os quais estariam voltados a atenção e o esforço. (14,15).
Já Frederick Taylor acreditava que se os trabalhadores pudessem ser instruídos sobre a melhor maneira de realizar uma tarefa, a produtividade aumentaria. (18)A reforma da enfermagem iniciada por Florence Nightingale na Inglaterra emergiu de problemas sociais, sendo uma das conseqüências da Revolução Industrial e se constituiu parte integrante de um movimento geral, com o propósito de melhorar as condições da vida humana. Este modelo previa para as ladies o exercício da liderança. (30,31)
Historicamente as enfermeiras têm adotadoprincípios da Escola Científica e Clássica da Administração para gerenciarem o seu trabalho, tendo em vista a estruturação e organização do Serviço de Enfermagem nas instituições de saúde. Ainda hoje algumas características desse estilo de gerência como: a fragmentação das atividades, a impessoalidade nas relações, a centralização do poder e a rígida hierarquia ainda são marcantes no cotidiano do trabalhoda enfermagem, demonstrando nitidamente a conduta gerencial autoritária que as enfermeiras têm adotado. (32).
O enfermeiro tem basicamente quatro atividades essenciais que norteiam a sua profissão: assistencial, gerencial, educativa e de pesquisa. No cotidiano de trabalho, estas atividades não podem ser desenvolvidas separadamente, pois o relacionamento entre elas é um fator importante paraprestar assistência de enfermagem de forma segura e livre de riscos à população. Mesmo reconhecendo a importância desta articulação, optou-se por destacar a função gerencial do enfermeiro, propondo neste ensaio teórico uma reflexão acerca do seu exercício na prática profissional.
Nos diversos serviços de saúde, especificamente no âmbito hospitalar, a gerência em enfermagem tem assumido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Docencia enfermagem
  • Docencia enfermagem
  • Docência na enfermagem
  • docencia em enfermagem
  • Gestão em enfermagem
  • gestao da enfermagem
  • Gestão em Enfermagem
  • Atps docência e gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!