DO POSITIVISMO À NOVA HISTÓRIA:
COMPREENDENDO OS CONCEITOS DE TEMPO E ESPAÇO NO ESTUDO DA HISTÓRIA

O termo “história” na Língua Portuguesa e nas línguas latinas de um modo geral nos remete atrês sentidos distintos. O primeiro, mais generalizado, refere-se ao conjunto das ações humanas no tempo. O segundo sentido trata do conhecimento cientifico formal, registrado sob a expressão “ciênciahistórica”. O terceiro sentido do termo tem a ver com o acervo produzido pela ciência histórica, denominada Historiografia, sob a forma de documentos, registros escritos e orais, documentários,desenhos, inscrições, etc. A partir dessas acepções, pode-se definir História sob os seguintes aspectos: a história como cultura, isto é, o pensamento, a consciência e a experiência do tempo elaborada pelohomem; e a história como ciência, formalizada na capacidade do homem de construir e enunciar explicações para a ação humana na passagem do tempo, fundamentada em um conhecimento que não se constitui semque o pensamento reflita sobre si mesmo. Assim a racionalidade do pensamento histórico requer um saber filosófico, reflexivo e epistemológico enquanto teoria.
A História dedica-se em seu estudo àsanálises das relações sociais, culturais, políticas e econômicas dos homens. Estuda o comportamento humano com base em seus relacionamentos. Estuda a vida humana tanto do ponto de vista datemporalidade como dos processos que produzem os fatos dentro de um determinado espaço e tempo. Dessa forma, passa-se a compreender a fundo os fatos cotidianos, as relações interpessoais, os conflitosregionais, religiosos, etc. Em outras palavras, pode-se afirmar que a História relaciona-se harmoniosamente com o tempo e o espaço. E mais especificamente, ela relaciona-se como passado visto a partir dopresente. O presente procurando dar um sentido e uma explicação ao passado.
Essa visão de conceito histórico mudou significativamente através dos tempos. Nem sempre foi assim. Etimologicamente o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 09). Do positivismo à nova história: compreendendo os conceitos de tempo e espaço no estudo da história. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Positivismo-%C3%A0-Nova-Hist%C3%B3ria-Compreendendo/69197.html

MLA

"Do positivismo à nova história: compreendendo os conceitos de tempo e espaço no estudo da história" TrabalhosFeitos.com. 09 2011. 2011. 09 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Positivismo-%C3%A0-Nova-Hist%C3%B3ria-Compreendendo/69197.html>.

MLA 7

"Do positivismo à nova história: compreendendo os conceitos de tempo e espaço no estudo da história." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2011. Web. 09 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Positivismo-%C3%A0-Nova-Hist%C3%B3ria-Compreendendo/69197.html>.

CHICAGO

"Do positivismo à nova história: compreendendo os conceitos de tempo e espaço no estudo da história." TrabalhosFeitos.com. 09, 2011. Acessado 09, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Positivismo-%C3%A0-Nova-Hist%C3%B3ria-Compreendendo/69197.html.