DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO: PERCURSO EXIGENTE PARA A PRÁTICA DOCENTE.

NIELDA DE SENA MONDEGO





























SÃO LUIS

MARÇO-2013NIELDA DE SENA MONDEGO
DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO: PERCURSO EXIGENTE PARA A PRÁTICA DOCENTE.



Trabalho de conclusão apresentado a disciplina : Perspectivas e Contextos doplanejamento e da Avaliação. Curso: Docência do Ensino superior






São Luis 11 de Março 2013




1.APRESENTAÇÃO


As discussões e investigações sobre Planejamento Educacional eAvaliação na prática docente, não fazem parte da atualidade, como demonstram parecer. Na historia da educação foi percorrido um longo caminho em busca de soluções que viabilizassem o processo de ensinoaprendizagem no âmbito escolar.
Neste sentido durante muito tempo a escola ficou estagnada limitando-se a planejamentos rigorosos e sem nenhuma eficácia em sala de aula, apenas para cumprir etapasredigidas em um papel. Dessa forma esta problemática perdurou por muito tempo em algumas escolas, o professor não conseguia desenvolver um bom trabalho.
Por outro lado o aluno via-se incumbido decumprir tarefas e etapas advindos do planejamento, realizar avaliações de forma mecânica e sem objetivos definidos e assim sem a motivação necessária perdia o interesse pelas atividades propostas peloprofessor.
Nota-se que este quadro foi aos poucos se modificando e dando espaço a uma interação em sala de aula, no que tange a ser feito pelo professor, buscou-se uma parceria em sala de aula onde acumplicidade nas relações tornou-se fundamental para uma aprendizagem significativa.
Ressalta-se que o planejamento pode e deve estar presente em todas as atividades, inclusive nas avaliações, é eleque irá nortear a pratica do educador de forma efetiva em sala de aula, tornando-se mais flexível e adequando-se a realidade do aluno. Entende-se que planejamento e avaliação caminham juntos, um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Do planejamento à avaliação: percurso exigente para a prática docente.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Planejamento-%C3%A0-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Percurso-Exigente/638168.html

MLA

"Do planejamento à avaliação: percurso exigente para a prática docente." TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Planejamento-%C3%A0-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Percurso-Exigente/638168.html>.

MLA 7

"Do planejamento à avaliação: percurso exigente para a prática docente.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Planejamento-%C3%A0-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Percurso-Exigente/638168.html>.

CHICAGO

"Do planejamento à avaliação: percurso exigente para a prática docente.." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Planejamento-%C3%A0-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Percurso-Exigente/638168.html.