Do planejamento à avaliação: percurso exigente para a prática docente.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO: PERCURSO EXIGENTE PARA A PRÁTICA DOCENTE.

NIELDA DE SENA MONDEGO





























SÃO LUIS

MARÇO-2013















NIELDA DE SENA MONDEGO
DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO: PERCURSO EXIGENTE PARA A PRÁTICA DOCENTE.



Trabalho de conclusão apresentado a disciplina : Perspectivas e Contextos doplanejamento e da Avaliação. Curso: Docência do Ensino superior






São Luis 11 de Março 2013




1.APRESENTAÇÃO


As discussões e investigações sobre Planejamento Educacional e Avaliação na prática docente, não fazem parte da atualidade, como demonstram parecer. Na historia da educação foi percorrido um longo caminho em busca de soluções que viabilizassem o processo de ensinoaprendizagem no âmbito escolar.
Neste sentido durante muito tempo a escola ficou estagnada limitando-se a planejamentos rigorosos e sem nenhuma eficácia em sala de aula, apenas para cumprir etapas redigidas em um papel. Dessa forma esta problemática perdurou por muito tempo em algumas escolas, o professor não conseguia desenvolver um bom trabalho.
Por outro lado o aluno via-se incumbido decumprir tarefas e etapas advindos do planejamento, realizar avaliações de forma mecânica e sem objetivos definidos e assim sem a motivação necessária perdia o interesse pelas atividades propostas pelo professor.
Nota-se que este quadro foi aos poucos se modificando e dando espaço a uma interação em sala de aula, no que tange a ser feito pelo professor, buscou-se uma parceria em sala de aula onde acumplicidade nas relações tornou-se fundamental para uma aprendizagem significativa.
Ressalta-se que o planejamento pode e deve estar presente em todas as atividades, inclusive nas avaliações, é ele que irá nortear a pratica do educador de forma efetiva em sala de aula, tornando-se mais flexível e adequando-se a realidade do aluno. Entende-se que planejamento e avaliação caminham juntos, um estáatrelado ao outro. Para a avaliação surtir o efeito esperado pelo professor deve ser feito um planejamento que contemple tais objetivos previstos e diagnosticado, ou seja avaliação complementa o planejamento. Dessa forma a ação de planejar é um ato que pode definir o sucesso ou o fracasso no processo de ensino.
Planejar é antes de tudo antecipar passos a serem dados em sala de aula, incluiorganização de tomadas de atitudes que viabilizem o processo educacional e sobretudo é este ato que desencadeará os seguimentos do trabalho docente. Nesse sentido ele exige uma parceria entre educador e educando, onde todos os envolvidos participam de forma efetiva visando uma construção de saberes significativos para ambos envolvidos.
























PLANEJAR PARAAVALIAR
O desafio de formar alunos críticos, pensantes em um mundo atual onde o grande foco é incentivar alunos aptos a ler e interpretar, produzir seu próprio conhecimento e argumentar com fluência, torna-se imprescindível a forma de avaliar. Esta forma não deve-se restringir somente a praticas mecânica de provas ao final de cada mês.
È sabido que o aluno não é visto mais de formacompartimentada, que o processo de avaliação deve ser adequado e atender as necessidades do discente, assim ela deve fazer parte da rotina de sala de aula. Por lado o educador deve estar atento as dificuldades demonstradas pelos alunos. Pois se entende que avaliação deve exercer uma função diagnostica enquanto mecanismo de aprendizagem.
A este respeito nos diz Luckesi (2001), " a avaliação educacional passaa ser voltada para a transformação social, que exerce uma função diagnóstica, em busca da compreensão do estágio em que se encontra o aluno, para que sejam tomadas decisões que o ajudem a avançar em seu processo de aprendizagem." Nesse sentido a avaliação assume um caráter social e transformador em sala de aula. O professor deve pautar-se em diagnosticar as dificuldades de cada aluno para dar...
tracking img