DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO: PERCURSO EXIGENTE PARA A PRÁTICA DOCENTE.

NIELDA DE SENA MONDEGO





























SÃO LUIS

MARÇO-2013















NIELDA DE SENA MONDEGO
DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO: PERCURSO EXIGENTE PARA A PRÁTICA DOCENTE.



Trabalho de conclusão apresentado a disciplina : Perspectivas e Contextos doplanejamento e da Avaliação. Curso: Docência do Ensino superior






São Luis 11 de Março 2013




1.APRESENTAÇÃO


As discussões e investigações sobre Planejamento Educacional e Avaliação na prática docente, não fazem parte da atualidade, como demonstram parecer. Na historia da educação foi percorrido um longo caminho em busca de soluções que viabilizassem o processo de ensinoaprendizagem no âmbito escolar.
Neste sentido durante muito tempo a escola ficou estagnada limitando-se a planejamentos rigorosos e sem nenhuma eficácia em sala de aula, apenas para cumprir etapas redigidas em um papel. Dessa forma esta problemática perdurou por muito tempo em algumas escolas, o professor não conseguia desenvolver um bom trabalho.
Por outro lado o aluno via-se incumbido decumprir tarefas e etapas advindos do planejamento, realizar avaliações de forma mecânica e sem objetivos definidos e assim sem a motivação necessária perdia o interesse pelas atividades propostas pelo professor.
Nota-se que este quadro foi aos poucos se modificando e dando espaço a uma interação em sala de aula, no que tange a ser feito pelo professor, buscou-se uma parceria em sala de aula onde acumplicidade nas relações tornou-se fundamental para uma aprendizagem significativa.
Ressalta-se que o planejamento pode e deve estar presente em todas as atividades, inclusive nas avaliações, é ele que irá nortear a pratica do educador de forma efetiva em sala de aula, tornando-se mais flexível e adequando-se a realidade do aluno. Entende-se que planejamento e avaliação caminham juntos, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Do planejamento à avaliação: percurso exigente para a prática docente.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Planejamento-%C3%A0-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Percurso-Exigente/638168.html

MLA

"Do planejamento à avaliação: percurso exigente para a prática docente." TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Planejamento-%C3%A0-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Percurso-Exigente/638168.html>.

MLA 7

"Do planejamento à avaliação: percurso exigente para a prática docente.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Planejamento-%C3%A0-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Percurso-Exigente/638168.html>.

CHICAGO

"Do planejamento à avaliação: percurso exigente para a prática docente.." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Do-Planejamento-%C3%A0-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Percurso-Exigente/638168.html.