Do palco a pagina resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS

CURSO DE HISTÓRIA – 5 Período

DISCIPLINA: Teoria e Metodologia da História II

PROFESSOR: Ricardo Machado

ACADÊMICO: Luiz Fernando KavalerskiCHARTIER, Roger. Do palco à página: publicar teatro e ler romances na época moderna (Séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.



Oralidade e sua forma escrita:

Relaçõesentre o teatro e o livro entre os séculos XVI e XVIII.



Roger Chartier é um historiador de origem francesa, professor e pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais eprofessor do Collège de France, ambos em Paris, e tem como tema central de suas pesquisas a literatura com ênfase nas praticas culturais da humanidade.

Em um de seus livros mais recentes denominado“Do palco à página: publicar teatro e ler romances na época moderna (séculos XVI-XVIII)” ele propõem-se à fazer um paralelo entre os séculos XVI-XVII com as companhias teatrais e o século XVIII com aépoca das luzes e seus leitores.

A obra é dividida em quatro capítulos. Um primeiro onde a principal discussão se da em torno das relações existentes entre as formas de oralidade (teatros enarrativas coletivas que contemplavam os não letrados) em paralelo com as publicações impressas, salientando as formas de escrita, como por exemplo as formas de pontuação e emprego de letras maiúsculas noinicio de palavras, que funcionavam como base norteadora para a entonação de voz que o narrador deveria utilizar quando citasse tais palavras. Um segundo, onde será discutido a forma de transição eedição dos textos de teatro, com foco nas companhias de impressão e nos responsáveis pela digitação dos textos, que em alguns casos acusados como agentes denegridores das peças fazendo adaptações nostextos sem antes consultar os escritores. Um terceiro, onde será discutido a relação entre o palco e a página propriamente dito, onde contempla-se as peças de teatro em paralelo com suas formas...
tracking img