Do luto a lta: percursos familiares na educação escolar de crianças surdas

7464 palavras 30 páginas
DO LUTO A LUTA: percursos familiares na educação escolar de crianças Surdas1 Patrícia Mª Paula S. D’Ávila Pires2
Universidade do Estado da Bahia – UNEB Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC Salvador - Bahia

RESUMO
Este artigo parte da seguinte indagação: “De que forma o processo do luto vivenciado pelas famílias de crianças e jovens Surdos interfere na condução da educação escolar desses alunos? Encarar a diferença surda como modo de vida, possibilita o desenvolvimento de estratégias exitosas para o desenvolvimento escolar desses sujeitos?” No processo investigativo, buscouse examinar bibliografias específicas baseadas na concepção sócio-antropológica, dentre as quais pode citar: Quadros (2007), Danesi (2001), Skliar (2003), Patto (2008) e outros. O presente trabalho objetiva investigar o processo do luto vivenciado pelas famílias de Surdos, mostrando a sua interferência na condução da educação escolar desses sujeitos. A metodologia aplicada fundamentou-se na Pesquisa-Ação, numa abordagem qualitativa, na qual os dados coletados foram predominantemente descritivos, surgidos dos relatos familiares sobre as suas experiências com o processo educacional do seu parente surdo. Os resultados, apesar de serem inconclusos, apontaram para a ausência de comunicação, a resistência através da utilização da língua de sinais e da perspectiva negativa do futuro do Surdo. Estas são evidências que refletem a não aceitação da surdez pela família, entretanto vislumbraram possibilidades de enfrentamento das mesmas em suas ansiedades, dúvidas e incertezas, ilustrando os seus percursos na condução da educação escolar dessas crianças.

Palavras-chave: Surdez. Família. Inclusão Educacional.

1

Artigo apresentado como requisito à conclusão do curso de Especialização em Educação Especial - Deficiência Auditiva pela Universidade do Estado da Bahia, sob a orientação da Professora Ms Simone Andrade. O título foi inspirado no documentário “Do luto à luta”

Relacionados

  • Nutrição
    243293 palavras | 974 páginas
  • filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Livro Filosofando
    183755 palavras | 736 páginas
  • a Filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Tendo em vista a empresa inovadora do século XXI que opera em um cenário complexo de mercados globalizados e concorrência acirrada, podemos afirmar corretamente que:
    248312 palavras | 994 páginas