Do lixo à bricolagem: práticas cotidianas dos casqueadores

1610 palavras 7 páginas
Do lixo à bricolagem: práticas cotidianas dos casqueadores.
Considerações Iniciais
Na transição do século XX para o XXI, ricos e pobres são afetados por transformações das mais diversas maneiras e intensidades. Muda-se o modelo social, alteram-se o jeito de viver e os valores. Os bens de consumo passam também a configurar uma situação original porque, pela primeira vez na história da humanidade, livrar-se das coisas se torna tão ou mais importante do que a mera posse. Como nesta sociedade a taxa de mortalidade de expectativas é elevada, consumidores experientes não se importam de destinar à lata de lixo tudo o que já tenha ultrapassado seu tempo de uso. E o descarte tem sentido próprio: é o medo de ser considerado out pela vida social, é o receio de ser jogado no lixo. O lixo, portanto, tem papel especial nesse contexto. Por ser o produto principal e mais abundante desse tempo, resultado final de toda e qualquer ação de consumo, descartar tudo o que se tornou obsoleto é medida de satisfação, é garantia de estar fora do lugar onde ninguém quer estar. Sendo assim, o lixo é considerado o local dos excluídos e rejeitados, dos que possuem uma identidade social deteriorada. (GOFFMAN, 1988).
Sendo assim é cada vez mais comum nessa nova sociedade o aparecimento de pessoas que se utilizam desse lixo pra viver. O que é considerado lixo para alguns e responsável pelo luxo da sobrevivência para outros.
Uma das questões mais marcantes no estudo do grupo de catadores é o preconceito. Há o receio constante da marginalização pelo olhar do outro, de fazer parte de um grupo estigmatizado. Essa ‘nova’ profissão sofre muito preconceito por parte das pessoas. Na tentativa de reverter esse processo, vários são os catadores que têm se unido em organizações como as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e movimentos nacionais, para lutar pela mudança de sua condição social.
Outras formas de preconceito também são relatadas, como o olhar de superioridade de

Relacionados