Do ao metanacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho realizado por: Daniel Pereira Nº 2 12ªD
Escola secundaria de Paredes


Disciplina: Economia C
Ano Letivo: 2006-2007
Índice

Assunto pagina

-Introdução 3
-As empresas internacionais, multinacionais e metanacionais 4 e 5
- Empresa metanacional 6 e 7
- O porque da mudança de nome 8
- O surgimento das empresas metanacionais e osseus impactes 9
- Mudança das empresas 10 e 11
- Evolução das empresas multinacionais 12
- O sucesso das EMN já existentes do que dependem 13 e14
- Os 3 níveis da competição global na nova economia dos saberes 15, 16 e 17
- Do nível global ao metanacional 18,19 e 20
- Do nível multinacional para o metanacional 21,22 e 23
- As vantagenscompetitivas que as EM ganhara 24
- As EM e a gestão do conhecimento 25 e 26
- As oportunidades para as EM 27
- As metanacionais portuguesas 28
- As metanacionais portuguesas nasceram no sítio errado 29
- O caso Nokia 30 e 31
- Algumas citações do Prof. José Pinto dos Santos 32
- Conclusão 33
-Bibliografia 34
- Apreciação e comentários da professora 35


Introdução




Neste trabalho vou ter como objetivo tentar relatar a evolução de todo o tipo de empresas, que passem num processo do nível global para o metanacional, não deixando de mencionar os níveis “intermédios” que estas podem atingir e não conseguir ultrapassa, desde do nível internacional,transnacional e multinacional.
No entanto no desenvolvimento do trabalho vou ter uma maior atenção no que diz respeito do nível metanacional das empresas, tentando mencionar algumas das suas competências, vantagens, objetivos e sempre que possível fazer comparações aos níveis de empresa que antecedem as metanacionais.
Com o terminar do mesmo trabalho vou abordar um simples caso de empresametanacional (Nokia), tentado sempre mostrar a realidade das empresas metanacionais.
Em suma com o terminar deste trabalho vou pretender adquirir um maior conhecimento, no que diz respeito ao tipo de empresas e as vantagens que cada uma traz para o desenvolvimento de um país, tal como as vantagens que o mundo em que vivemos tira com o desenvolvimento das mesmas.Empresas Internacionais, Multinacionais e Metanacionais


Uma empresa que não realiza nenhum tipo de transação internacional é uma empresa nacional ou doméstica. Seu nível de empenhamento no comércio internacional é inexistente ou nulo. Há que se ressaltar, contudo, que mesmo essas empresas ditas domésticas estão sujeitas aos efeitos da globalização, uma vez que podem ter seusmercados invadidos por empresas estrangeiras.
Qualifica-se como um primeiro nível de empenhamento global as empresas internacionais. E o que são as empresas internacionais? A resposta é simples o prefixo “ inter” aplicado a palavra nacional = internacional, assume a interpretação de “entre”. O termo internacional aprece definido “entre países”, ou seja, desde logo empresas internacionais no sentidoempresarial, tem o significado de uma empresa que transaciona com, ou esta presente em vários países.
O segundo nível de empenhamento global é de multinacionais. O termo “multi” tem significado de abundante. As empresas multinacionais são aquelas que reúnem grupos de atividades em mais de três países.
Por ultimo o terceiro nível de empenhamento global é das empresas metanacionais. O prefixo“meta” tem o significado de “além de” de interposição ou, ainda, de comunidade ou nível de participação.
Empresas metanacionais, portanto, estão interpostas em diversos países, não se vinculando a qualquer um deles, mas agindo como uma comunidade orgânica, que reúne membros altamente especializados em determinadas atividades, voltadas para o objetivo comum da vantagem competitiva. As visões,...
tracking img