Dns configuração e administração

Páginas: 29 (7088 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Domain Name Service Configuração e Administração

Rubens Queiroz de Almeida (queiroz@unicamp.br) 11 de julho de 2000

1. Introdução

2

1 Introdução
A grande popularização da Internet ocorrida nos últimos anos tem gerado uma grande demanda por profissionais capazes de manter a infraestrutura criada para acolher o número cada vez maior de usuários. Além da própria Internet, temos tambémque considerar a crescente adoção do uso de intranets por parte das empresas. Como uma intranet utiliza basicamente as mesmas tecnologias utilizadas na Internet global, novamente nos vemos em busca de profissionais com conhecimentos dos protocolos TCP/IP e aplicações. Infelizmente, exatamente devido à explosão da demanda por estes profissionais, temos situações em que uma quantidade enorme de redesTCP/IP é administrada por pessoas sem o conhecimento técnico adequado à esta tarefa. Quais são os conhecimentos mínimos que um administrador de redes TCP/IP deve dominar para realizar suas tarefas competentemente? Primeiramente, é importante uma compreensão do funcionamento dos protocolos TCP/IP. Em segundo lugar, a configuração dos serviços correio eletrônico e a configuração dos serviços deresolução de nomes através do DNS (Domain Name Services). O conhecimento dos protocolos TCP/IP é fundamental para resolver problemas que ocorrem no dia a dia da administração de uma rede de computadores. Quem tem um pouco de vivência com computadores sabe que problemas realmente acontecem. Saber configurar serviços de correio eletrônico é também fundamental. O correio eletrônico ainda é a aplicação maispopular da Internet. Qualquer administrador de redes que deixe seus usuários sem acesso ao correio eletrônico por mais do que algumas horas vai ouvir o que não quer. E finalmente temos o DNS, que será abordado neste livro. Quando o DNS não funciona corretamente é o caos completo. Qualquer programa que utilize o nome, ao invés do número IP, para es-

1. Introdução

3

tabelecer conexão com outrocomputador na Internet ou em uma Intranet, não irá funcionar. Os exemplos são vários, mas podemos citar o próprio correio eletrônico, acesso à Web e a transferência de arquivos utilizando-se FTP (File Transfer Protocol). Embora a administração competente de redes baseadas em protocolos TCP/IP requeira conhecimentos profundos sobre diversos tópicos, é perfeitamente possível, com algunsconhecimentos básicos sobre as áreas principais citadas (protocolos TCP/IP, correio eletrônico e DNS), manter a rede funcionando e os usuários satisfeitos.

1.1 Público Alvo
Este livro se destina a administradores de redes, grandes ou pequenas, conectadas à Internet. Provedores de acesso à Internet, universidades, empresas em geral, enfim, qualquer instituição que utilize a Internet global para qualquer fim.O objetivo deste tutorial é justamente prover ao leitor todas as informações necessárias ao conhecimento básico do funcionamento do DNS para que possa configurar e identificar problemas no funcionamento do servidor de nomes. de nomes (nameserver). De forma a manter a objetividade deste tutorial, pressupomos que o leitor possua conhecimentos básicos dos protocolos TCP/IP. Mesmo que o leitor nãopossua esta fundamentação teórica, é perfeitamente possível compreender a maior parte dos tópicos aqui abordados e realizar a configuração completa de um servidor DNS. Assume-se que o leitor possua um bom conhecimento de computação em geral e dos protocolos TCP/IP em particular.

1. Introdução

4

1.2 Organização
1.2.1 Escopo Todo este tutorial foi desenvolvido em ambiente Unix (Debian Linux,versão 2.0.34). Independentemente deste fato, toda os conceitos expostos neste livro aplicam-se também a qualquer outro sistema operacional, que implemente os protocolos TCP/IP e que funcione como um servidor de nomes.

1.2.2 Convenções Adotadas • Itálico Utilizado para representar nomes de arquivos, diretórios e nomes de computadores. • Negrito Utilizado para representar comandos emitidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • configuraçao DNS
  • DNS
  • Configuracao Serv Dns Bind9
  • tutorial configuração Dns mandriva
  • Configuração de DNS, IIS, TERMINAL SERVER E ICS
  • eu sou dms
  • DNS
  • O que é dns

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!