Dnmp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: David de Oliveira Batista
Em: 28/ 08/ 2012
Aluno: David de Oliveira Batista
Em: 28/ 08/ 2012
Trabalho de tópicos avançados de redes
Profº Carlos Sigmound

Trabalho de tópicos avançados de redes
Profº Carlos Sigmound

Resumo
Resumo
A idéia de gerenciamento de rede é fornecer ferramentas para que um administrador de rede seja capaz de monitorar equipamentos remotos, analisandoos dados de modo a garantir que estejam funcionando e operando dentro dos limites especificados, controlar reativamente o sistema fazendo ajustes de acordo com as modificações ocorridas no sistema ou em seu ambiente e gerenciar pró-ativamente o sistema detectando tendências ou comportamentos anômalos que permitam tomar uma ação antes que surjam problemas mais sérios.
A idéia de gerenciamento derede é fornecer ferramentas para que um administrador de rede seja capaz de monitorar equipamentos remotos, analisando os dados de modo a garantir que estejam funcionando e operando dentro dos limites especificados, controlar reativamente o sistema fazendo ajustes de acordo com as modificações ocorridas no sistema ou em seu ambiente e gerenciar pró-ativamente o sistema detectando tendências oucomportamentos anômalos que permitam tomar uma ação antes que surjam problemas mais sérios.
PROTOCOLO
PROTOCOLO
S N M P
S N M P

1. Introdução
Antes de começar a falar sobre o tema principal SNMP, gostaria de fazer algumas alusões do “mundo real” com o nosso mundo da informática onde tudo pode ser abstrato ou virtual. Imagine uma usina de energia nuclear onde existem vários dispositivospara evitar uma catástrofe ou para manter o pleno funcionamento e ainda torna-la rentável a níveis estabelecidos por entidades ambientais. Pois bem, existe uma sala de controle, onde mostradores, medidores e lâmpadas monitoram o estado de vazão, temperatura e pressão de várias válvulas, tubulações, vasos e outros componentes que podem alertar caso haja algum perigo eminente. O responsável executacertas ações para controlar e manter o pleno funcionamento evitando o pisca-pisca de alerta. Da mesma forma ocorre nas aeronaves que são equipadas com instrumentos de navegação a fim de monitorar e controlar os vários componentes de uma aeronave.
Nesses exemplos existe a figura de um “administrador” que monitora e analisa equipamentos remotamente fazendo ajustes de acordo com as modificaçõesocorridas no sistema ou em seu ambiente e o gerencia pró-ativamente detectando falhas que permitem ações antes que surjam problemas realmente sérios.
Antigamente quando as redes de computadores ainda eram motivos de pesquisas e não uma infra-estrutura complexa , gerenciamento de redes era uma coisa surreal, os problemas eram rudimentares e de pouco impacto, se alguém descobrisse algum problema narede, poderia realizar alguns testes, como o ping e tentar solucionar a fonte do problema modificando alguns ajustes do sistema, reiniciando a máquina ou chamar algum colega.
Em 27 de Outubro de 1980, ainda não se falavam em ferramentas de gerenciamento de redes ocorreu a primeira grande ‘’queda’’ da ARPAnet, por um período de várias horas a rede se tornou inutilizável, que mais tarde foidiagnosticado um alto volume de processos de softwares em execução fora de controle ( vide RFC 789 ). A partir daí a coisa passou a ser notória e de grande impacto, já que as redes locais cresceram e se transformaram em grandes infra-estruturas globais, o mundo adereiu a febre da internet, o cenário mudou e a necessidade de gerenciamento de componentes, softwares e hardwares nessas redes se tornou o maisimportante.
Surge então a figura do administrador de redes que se beneficia de ferramentas de gerenciamento adequadas para:

1.1 Detecção de falha em uma placa de interface em um host ou roteador:
Com a ferramenta apropriada o administrador de redes pode detectar se alguma interface de um roteador está ativa ou não da mesma forma, pode detectar problemas na interface de uma placa e fazer a...
tracking img