Dna rna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Ácido desoxirribonucleico (DNA) é um ácido nucleico que contém as instruções genéticas usadas no desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos e alguns vírus. O papel principal de moléculas de DNA é o armazenamento em longo prazo de informações. DNA é muitas vezes comparado a um conjunto de especificações técnicas ou uma receita ou um código, uma vez que contém asinstruções necessárias para construir outros componentes das células, tais como proteínas e moléculas de RNA. Os segmentos de DNA que carregam esta informação genética são chamados de genes, mas outras sequências de DNA têm fins estruturais, ou estão envolvidas em regular o uso da informação genética.

O DNA é uma molécula formada por duas cadeias na forma de uma dupla hélice. Essas cadeias sãoconstituídas por um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (T timina, A adenina, C citosina ou G guanina). A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular cada hélice serve de molde para outra nova.
Dentro das células, DNA é organizado em longas estruturas chamadas cromossomos. Esses cromossomos são duplicados antes que dividam células, em umprocesso chamado replicação do ADN.
Durante a divisão celular, o DNA é replicado e pode ser transmitido através da reprodução. O DNA de cada um, o seu genoma, é herdado do pai e da mãe. Isso pode ser observado em um teste de DNA.
O teste de DNA com o objetivo de identificar a paternidade é considerado o teste mais avançado do século. Com este exame, as certezas de paternidades atingiram níveis maisaltos. Estatísticas revelam que por volta de 30% das crianças nascidas no Brasil, não têm pai declarado, e isso pode representar sérios problemas emocionais, econômicos e sociais. O material genético que compõe os genes (DNA) armazena e passa as principais características hereditárias de pais para filhos. 
Para fazer um teste de DNA requer uma amostra de saliva, sangue ou bulbo capilar. Só seutiliza amostras de sangue para teste de DNA em procedimentos de alta complexidade de parentesco. O uso de saliva recolhidas pela esponja no rosto dentro da boca, é um procedimento simples e indolor que geralmente é usado para obter amostras de DNA e tem um alto grau de confiabilidade.
Nesse processo, é necessário que o DNA seja isolado dos demais componentes celulares, para que possa ser analisado.Bibliografia

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/biologia/teste-de-dna.html
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_desoxirribonucleico
Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1516948-que-%C3%A9-dna/#ixzz1rdlHId9O
Fonte: http://www.news-medical.net/health/What-is-DNA-(Portuguese).aspx

Objetivos

Na prática I, o nosso objetivo foi realizar uma extração de DNA através da mucosa bucal.Na prática II, nosso objetivo foi visualizar cromossomos, analisando e indicando as diferentes fases da divisão celular.

Método

Prática I:
Retirada de uma amostra da mucosa bucal, para a coleta de células. Adição de produtos, aquecimento e refrigeração. Depois de todos esses procedimentos, o DNA ficará insolúvel em álcool e visível.

Prática II:
O método utilizado foi a observação de células emdiferentes fases da mitose, através do microscópio óptico.

Material
Prática I:
-1 copo descartável
-1 espátula de madeira ou palitos de dente
-15mL de solução de sacarose a 3%
-1 béquer de 50mL
-1 tubo de ensaio
-Álcool etílico gelado
-Banho-Maria à 60°C
-Estantes para tubo de ensaio
-Caixa de isopor com gelo
-1 micropipeta de 1000uL
-1 micropipeta de 100uL
-1 mL de detergente neutro diluído a25%

Prática II:
-Lâminas prontas de diferentes espécies em diferentes fases do ciclo celular
-Microscópio óptico

Resultado

Prática I:
Através do procedimento feito com a amostra da mucosa bucal, conseguimos extrair o DNA e separa-lo dos demais componentes celulares.

Prática II:
Através da análise das lâminas, contendo cromossomos em diferentes fases da divisão celular, pelo microscópio...
tracking img