Dmksamdsad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A era Vargas

A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na históriabrasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

República Velha
Desde a proclamação da república até o ano de 1930 vigorava no Brasil a RepúblicaVelha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Caracterizada por ser dominada pela oligarquia cafeeira e pela conhecida aliança política "café com leite" (entre São Paulo e MinasGerais), a elite cafeeira revezava na presidência do Brasil, movida pelos seus interesses políticos e econômicos.
Os fatos que marcaram a república velha foram a sustentação da economia centrada nocafé, o saneamento e a reurbanização do Rio de Janeiro, as primeiras greves operárias, as novas imigrações de europeus, italianos e japoneses, revoltas como a revolta da chibata, a revolta do contestado ea guerra de canudos.Também houve a construção de estradas de ferro, usinas hidrelétricas e redes telegráficas.
Governo Provisório (1930 - 1934)

Nomeado presidente, Getúlio Vargasusufruía de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, começou a tomar políticas de modernização do país. Ele criou, por exemplo, novos ministérios - como o Ministério do Trabalho, Indústria eComércio e o Ministério da Educação e Saúde -, e nomeou interventores federais. Na prática, os estados perdiam grande parte da sua autonomia política para o presidente. Continuou com a Política deValorização do Café (PVC) e criou o Conselho Nacional do Café e o Instituto do Cacau atendendo assim a algumas das reivindicações das oligarquias cafeeiras.
A Getúlio Vargas também é creditado, nesta época, aLei da Sindicalização, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da câmara dos deputados - ao Presidente. Vargas pretendia, assim, tentar ganhar o apoio popular, para que...
tracking img