Dmaicxpdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DMAIC X PDCA
Cristian row
Enviado por:
Cristian Lacerda Liciardi | comentários
Arquivado no curso de Engenharia de Produção
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Download
Tweet
denunciarDenunciarrow
I Semana de Engenharia de Produção e Transportes Dezembro de 2003, UFRGS, Porto Alegre, RS
Uma discussão quantoà relação entre os métodos DMAIC e PDCA Franz & Caten 1
Uma discussão quanto à relação entre os métodos DMAIC e PDCA
Luis Antonio dos Santos Franz (PPGEP/UFRGS) Carla Schwengber ten Caten (PPGEP/UFRGS)
Resumo
Desde os primórdios da qualidade vários recursos têm sido sugeridos com o intuito de auxiliar na eliminação de anomalias nos processos e visando o aumento na qualidade no atendimentoàs necessidades dos clientes. Dentre os recursos existentes para o alcance da qualidade estão os métodos para análise e solução de problemas. Dois métodos atualmente bastante utilizados para a análise e solução de problemas são o DMAIC e o PDCA. O método DMAIC é utilizado com maior freqüência que o PDCA junto aos programas Seis Sigma. Em princípio o DMAIC e o PDCA não parecem mostrar diferençassignificativas, o que torna pertinente uma discussão quanto à relação entre estes métodos. O objetivo deste artigo é discutir a relação existente entre os métodos DMAIC e PDCA, procurando observar evidências de diferença significativa entre estes dois métodos. Palavras chave: DMAIC, PDCA, Seis Sigma.
1 Introdução
Mudanças nos padrões de qualidade vêm acontecendo no decorrer dos últimos porinfluência de diversos fatores como, por exemplo, exigência dos clientes, globalização, abertura de mercados ou formação de blocos econômicos. Dentre todos fatores possíveis, a competitividade imposta por empresas japonesas destacou-se a partir da década de setenta e com mais intensidade nos Estados Unidos.
Desde os primórdios da qualidade vários recursos têm sido sugeridos com o intuito de auxiliar naeliminação de anomalias nos processos e visando o aumento na qualidade pelo atendimento às necessidades dos clientes. Dentre os recursos existentes para melhorias da qualidade estão os métodos para análise e solução de problemas.
Os métodos para análise de solução de problemas seguem de um modo geral o pens

amento científico. Dentre as linhas de pensamento científico que poderiam auxiliar avisualizar e solucionar problemas tem-se o pensamento sistêmico e o pensamento cartesiano. No pensamento sistêmico as propriedades das partes não são propriedades intrínsecas, mas só podem ser entendidas a partir da consideração da inter-relação de todas as partes de um processo. O pensamento cartesiano ou analítico, por sua vez, consiste em quebrar fenômenos complexos em pedaços a fim de alcançara compreensão do todo a partir de suas partes. Em suma, pensamento sistêmico significa realizar-se uma análise no contexto de um todo mais amplo e o pensamento analítico significa isolar alguma coisa a fim de entendê-la (CAPRA, 1998).
Destas duas abordagens, o pensamento analítico ou cartesiano destaca-se como base para a estruturação do método PDCA (Plan-Do-Check-Action), que traduz-se emportuguês pelos termos Planejar-Executar-Checar- Agir. Outro método bastante conhecido desde sua criação e primeiras aplicações é o DMAIC, acrônimo proveniente dos termos em inglês Define-Measure-Analyse-Improve-Control e que pode traduzir-se em português como Definir-Medir-Analisar-Melhorar-Controlar. O DMAIC também foi desenvolvido com base no PDCA e, assim como este, pode tomar formatos diferentesdependendo da sua utilização (ROTONDARO, 2002; AGUIAR, 2001).
O método PDCA foi pré-concebido por Shewart (inicialmente como PDSA, onde o “S” significava Study, ou estudo) e foi popularizado W. Edward Deming, já no formato conhecido hoje (WALTER..., 2004). Posteriormente, o método foi subdividido em seis passos sendo a etapa Planejar dividida em determinação das metas e determinação da...
tracking img