Dlpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1447 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEMONSTRAÇÃO DOS LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA) Explica os motivos da variação entre o saldo inicial e o final da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados.

DLPA

PATRIMÔNIO LÍQUIDO ------------Lucros (P) Acumulados

31.12.X1

31.12.X2

SALDO INICIAL

SALDO FINAL

DRE => LLE

DLPA - ESTRUTURA
Saldo inicial (Saldo em 31.12.X1) (+/-) Ajustes de exercícios anteriores Reversãode Reservas Lucro Líquido do Exercício ______ ______ ______ ______

Proposta da Administração para destinação do lucro

Constituição de Reservas ______ Distribuição de Dividendos ______ Saldo Final (Saldo em 31.12.X2) ______ Dividendo p/ Ação do Capital Social = Dividendos ÷ nº de ações = $ ____ /ação

DLPA – AJUSTES DO EXERCÍCIO ANTERIOR

a) decorrente de efeito da mudança de critériocontábil; b) retificação de erro imputável a determinado exercício anterior (e que não possa ser atribuído a fato subseqüente)

DLPA – AJUSTES DO EXERCÍCIO ANTERIOR
Decorrente de efeito da mudança de critério contábil:


Avaliação de Estoques: passa de FIFO para Preço Médio ou vice versa; Regime de Contabilidade: passa de Regime de Caixa para de Competência; Avaliação de Investimentos: passado Método de Custo para o de Equivalência Patrimonial.





DLPA – AJUSTES DO EXERCÍCIO ANTERIOR
Decorrente de retificação de erro imputável a determinado exercício anterior (e que não possa ser atribuído a fato subseqüente): deve ser considerado qualquer valor que altere o resultado do exercício anterior, como por exemplo: contabilização de despesa ou receita a maior ou a menor por errode cálculo ou por qualquer outro motivo.

DLPA – REVERSÃO DE RESERVAS
Certas reservas constituídas com base no lucro do exercício, destinadas a fins específicos, podem, em exercícios futuros, ser reincorporadas ao lucro. Os casos mais comuns são: - Reserva para Contingências - Reserva de Lucros a Realizar que são deduzidas de Lucros Acumulados e, normalmente, retornam em outros períodosfuturos, sendo adicionadas à conta Lucros Acumulados.

Proposta para destinação do Lucro

Normalmente essa proposta é aprovada na primeira reunião de acionistas do ano (Assembléia Geral Ordinária - AGO). Independentemente da aprovação, já se efetuam as transferências. No caso de alguma alteração, serão feitas as correções necessárias nas transferências efetuadas.

DLPA - Proposta paradestinação do Lucro

Os órgãos administrativos, na proposta sobre a destinação do lucro apresentado na DLPA, constituem reservas, baseando-se nos estatutos da empresa e na Lei das Sociedades por Ações. Essas reservas originadas do Lucro Líquido do Exercício são denominadas Reservas de Lucro.

DLPA – RESERVAS DE LUCRO

Reserva Legal Reserva Estatutária Reserva para Contingência Reserva Orçamentária(para Expansão) Reserva de Lucros a Realizar

DLPA – RESERVA LEGAL
Tem por fim assegurar a integridade do Capital Social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

DLPA – RESERVA LEGAL
Do lucro líquido do exercício, 5% serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição de Reserva Legal, que deixará de ser constituída quando: a) atingir a20% do Capital Social, ou b) o saldo desta reserva, acrescido do montante das Reservas de Capital exceder a 30% do Capital Social.

DLPA – RESERVA ESTATUTÁRIA
São aquelas criadas por determinação estatutária. O estatuto deve indicar a sua finalidade, os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que não serão destinados à sua constituição e estabelecer o limite máximo dareserva.

DLPA – RESERVA PARA CONTINGÊNCIA
A assembléia geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a finalidade de compensar em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável cujo valor possa ser estimado.

DLPA – RESERVA PARA CONTINGÊNCIA
A reserva será revertida no exercício em que...
tracking img