Dlp e dmpl

397 palavras 2 páginas
1. Definição
Esta demonstração possibilita a evidencia do lucro do período, sua distribuição e a movimentação ocorrida no saldo da conta de Prejuízos Acumulados.

2. Lei
O art. 186 da Lei das Sociedades por Ações estabelece:
“ A demonstração de prejuízos acumulados discriminará: l – o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial; ll – as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; lll – as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao final do período.”

3.1 Forma de apresentação
Essa demonstração é a preparação rápida e simples, pois nada mais representa do que uma mera transcrição, de forma ordenada e racional, da conta de razão Lucros e Prejuízos Acumulados.

3. Origem Das Parcelas
3.1 Ajustes de Exercícios Anteriores
3.1.1 O que significa e seu tratamento contábil
§ 1° Como ajustes de exercícios serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

3.1.2 Mudança de critério contábil
“As demonstrações financeiras do exercício em que houver modificação de métodos ou critérios contábeis, de efeitos relevantes, deveram indicá-la em nota e ressaltar tal efeito.”

4. Lucro ou Prejuízo Liquido do Exercício
É o resultado liquido do ano como apurado na Demonstração do Resultado do Exercício, o qual deve ser totalmente destinado, conforme o § 6° do art. 202 da Lei n° 6404/76, introduzido pela Lei n° 10303/01, que traz a seguinte redação: “§ 6° Os lucros não destinados nos termos dos arts. 193 a 197 deverão ser distribuídos como dividendos.” Notemos que as participações nos lucros (de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias) já foram computadas nesse resultado; o valor transferido é o lucro ou o prejuízo liquido.

5.

Relacionados

  • Aula 01
    1874 palavras | 8 páginas
  • Curso de Contabilidade Introdutória
    3173 palavras | 13 páginas
  • Bf5fea 17d6e50158884518aebaf5e5bf7d45ba
    3946 palavras | 16 páginas