dkfjakhgFHJBVKSDBshçs

7148 palavras 29 páginas
EFEITOS DA ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO SOBRE OS CUSTOS DE
TRANSAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA BATATA
Nádia Carvalho 1; Dariana Zanella Martinhago2; Chrystian Teixeira Rocha 3; Leticia Queiroz de Melo 4

RESUMO
O objetivo deste trabalho é mostrar como a assimetria de informação gera impactos nos custos de transação dentro da cadeia produtiva. A discussão gerada sobre a legitimidade dos custos de transação se estende já por anos e encontra respaldo na assimetria de informações encontrada dentro de cadeias produtivas. A cadeia produtiva da batata está em fase de estruturação, pois os elos ainda se encontram muito distantes uns dos outros e baixo é o nível de conhecimento e informação que circula entre seus agentes, gerando muitas incertezas e oportunismo de várias formas. Conclui-se que a cadeia produtiva da batata se encontra ainda muito distante de um modelo perfeito de estruturação e percebe-se claramente quais os pontos devem ser levados em consideração e quais são os gargalhos criados pela assimetria de informação dentro da cadeia.
Palavras-Chave: Custo de transação; Assimetria de informação; Cadeia produtiva.

1. INTRODUÇÃO
Conhecimento e informação são elementos decisivos em todos os processos da cadeia produtiva, visto que o processo de produção sempre está baseado em algum grau de conhecimento e no processamento de informação.
A geração do conhecimento e sua perfeita circulação por todos os elos da cadeia e por todos os agentes determinam o grau de sucesso que a estruturação e fortalecimento dessa cadeia terá e os benefícios que todos terão ao longo do processo.
O problema é que a incerteza e o oportunismo estão presentes dentro deste processo de estruturação de cadeias produtivas o que gera grandes custos de transação para os elos e agentes e atrasa o processo, tendo como principal resultado negativo a assimetria de informação. Informações assimétricas é a situação na qual, agentes diferentes na cadeia, possuem informações distintas

Relacionados