djob de didatica

5373 palavras 22 páginas
Índice

1. Introdução 3
2. Objectivos 4
3. Cacterísticas gerais da aula 5
4. Estruturação didática da aula 6
4.1. Preparação e introdução da matéria 6
4.2. Tratamento didático da matéria nova 8
4.3. Aplicação 13
4.4. Controle e avaliação dos resultados escolares 14
5. Tipos de aulas e métodos de ensino 15
5.1. A tarefa de casa 16
6. Significado de aula e ambiente de aprendizagem 17
7. Conclusão 19
Bibliografia 20

1. Introdução

Aula é uma forma de organização do processo de ensino, pois é nela onde se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os alunos assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e, assim, desenvolvem as suas capacidades cognoscitivas.
O que é mais comum que nos vem à mente quando se fala de aula é de que a aula é a de um professor expondo um tema perante uma turma que esteja no silêncio absoluto. Essa é a tal conhecida aula expositiva, tão e por todos criticados e, a pesar disso, é de uma forma ampla empregada nas nossas escolas. Estudos realizados sobre os métodos de ensinos mostram que não devemos deixar de lado o método expositivo, mais devemos considera-la no conjunto de formas didáticas de condução de aula e como uma etapa no processo de estimulação e direção da atividade independente dos alunos.
Devemos entender a aula como sendo um conjunto dos meios e condições pelos quais o professor dirige e estimula o processo de ensino em função da atividade própria do aluno no processo da aprendizagem escolar, ou seja, a assimilação consciente e ativação dos conteúdos. Em outras palavras, o processo de ensino, através das aulas possibilita o encontro entre os alunos e a matéria de ensino, preparada didaticamente no plano de ensino e nos planos de aula.

2. Objectivos

O presente trabalho tem como objetivos:
Gerais:
Falar da aula com forma de organização do PEA
Apresentar o significado da aula
Específicos:
Dar a definição da aula, levando em conta as exigências que a aula deve cumprir

Relacionados