djfjfjjf

5715 palavras 23 páginas
RESUMO

Este artigo procura demonstrar a importância do fenômeno conhecido por inflação que há muito tempo vem despertando a atenção de economistas de todo o mundo, bem como, apresenta o quadro inflacionário em nosso país em diferentes momentos históricos, e principalmente a atual taxa de inflação vivenciada pelo Brasil que é definida com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Ainda, aborda o conceito de inflação por diversos estudiosos da área econômica e apresenta as metas de inflação para orientar a política monetária do país, e assim, manter o índice de inflação dentro dos limites definidos pelo Conselho Monetário Nacional.

PALAVRAS-CHAVES: Inflação, IPCA e Conselho Monetário Nacional

1. INTRODUÇÃO

Tendo como base o crescimento da economia brasileira no ano de 2010, que apresentou segundo alguns analistas uma das melhores taxas de crescimento da economia, em torno de 7% durante o governo de Lula, mas apesar desse aumento da taxa percentual da economia nesse período, a inflação também apresentou índices preocupantes para o governo brasileiro, pois segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou alta de 5,91% em 2010, a maior em seis anos.
No entanto, durante o período do “Milagre econômico” nasdécadas de 60 a 70 o Brasil viveu um período de forte industrialização, onde o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescia 10% ao ano ou mais. Seguido desse crescimento econômico a inflação disparou, chegando perto dos 100% ao ano no final daqueles anos 70.
Entretanto, apesar do resultado da inflação em 2010 ter avançado um pouco, a mesma ficou em linha com as projeções feitas pelo mercado financeiro. No último boletim Focus, do Banco Central, a estimativa para o IPCA de 2010 era de 5,90%. O sistema de metas de inflação, que vigora no Brasil, estabelece como meta

Relacionados