Dixlexia etc

735 palavras 3 páginas
Título
Trabalho para complementar a aula de 11/11/2013 - Pedagogia

Aviso
Olá caros(as) alunos(as).
Para ampliar a proposta da aula de 11/11/2013 da disciplina Psicologia da Educação, solicito que entreguem um trabalho impresso no dia 25 de novembro de 2013 na aula (ou seja, não deverá ser postado no Portal). Ele deve contemplar os seguintes tópicos:

- O que são Dificuldades de Aprendizagem?
- O que é Dislexia?
- O que é Disfasia?
- O que é Discalculia?
- O que é Disgrafia?
- Quais são as possibilidades de tratamento?

O trabalho somará um ponto na média final da AV1.

Atenciosamente.
Prof. Diogo Arnaldo Corrêa

Período de publicação do aviso de 11/11/2013 :: 20:41 até 25/11/2013 :: 23:59
(horário de Brasília)

Aviso enviado por
Diogo Arnaldo Correa

A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.
É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

O aluno com dificuldade de aprendizagem sente-se rejeitado pelos colegas
- Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas

Relacionados

  • Dixlexia
    1679 palavras | 7 páginas