Divorcio.docx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CONSEQUÊNCIAS QUE UM DIVÓRCIO PODE CAUSAR E COMO preservar UM CASAMENTO FELIZ

Resumo

O presente estudo teve como objetivo definir o que é divórcio pela constituição brasileira, identificar as futuras conseqüências que um divórcio pode causar tanto na família (pais, mães e filhos), na sociedade e na própria instituição matrimonial. Foram apontados elementos que devem acompanhar uma lei deum divorcio, estatísticas e dados com relação ao prejuízo da ocorrência do divórcio em alguns países. Diante desses resultados, a resposta para se manter um casamento feliz se encontra na Bíblia sagrada sendo possível preservar um casamento feliz sem ser necessário um divórcio. Em que se destaca os seguintes conselhos para manter o casamento: aceitar a imperfeição, manter Deus no centro,construir a vida de casados juntos,tencionar permanecer no casamento desde o príncipio e cultivar a qualidade de dar-se a si próprio. Apartir dos estudos e resultados da consequência de um divórcio e os conselhos encontrados na Bíblia Sagrada para manter um casamento conclui-se que quando ocorre um divórcio a responsabilidade é de ambos os conjugues e que o melhor auxilio para evitar que isso ocorra é apalavra de Deus ( a bíblia Sagrada).
Palavras-chave: Divórcio, filhos, conseqüências, sociedade, família, casamento, bíblia sagrada.

1 Introdução

Considerando que o matrimônio tem como fim a vida em comum e afetiva e não mais havendo esse interesse pelos conjugues, recomenda-se a dissolução do casamento com intuito de preservar a integridade psicológica, moral e física dos mesmos. E esteconcebido por valores morais, religiosos e sociais, pretende a união duradoura entre os cônjuges, ressalvada a possibilidade de dissolução nas hipóteses previstas na legislação.

Desta forma, não é aceitável na constituição brasileira que os cônjuges se obriguem a permanecer casados por questões meramente morais, religiosas ou sociais, tampouco, que mantenham qualquer vínculo apenas para aguardartradição e preservar a família, sendo assim a solução o divórcio.

O divórcio foi considerado durante muito tempo como o último recurso para a extinção do casamento, entendido como vínculo – união ou comunidade conjugal – em vida de ambos os cônjuges. São, as crianças, os filhos, quem mais sofre com o flagelo do divórcio e mais de um milhão estão nessas circunstâncias.

Ora muitos dos queentre os anos 70/90 sofreram os traumas da separação dos pais estão agora em idade de constituir família e não querem que os seus filhos venham a sofrer o que eles sofreram. O divórcio tem dominado a visão que temos da família, do casamento e até da sociedade. O divórcio passou de solução extrema, para “direito consagrado”. E não só. À volta do divórcio cresce uma indústria muito rentável: a dosadvogados, dos psicólogos, dos consultores matrimoniais, (Barroca, Maria Fernanda, 2012).

A busca da felicidade a qualquer preço – questão por demais eminentemente subjectiva – leva a considerar o matrimônio como fonte de problemas e o divórcio como “solução salutar” para os resolver ou acabar com eles. Nada nem ninguém pode afirmar que aquilo que não resultou à primeira vai resultar à segunda.Excluímos aqueles que vivem à custa do negócio de (mal) aconselhar os que passam por crises no seu casamento e que consideram o divórcio como uma “libertação”, quando não uma “batalha”, (Barroca, Maria Fernanda, 2012).
2 Desenvolvimento

2.1 Definição do Divórcio

De acordo com a advogada Alessandra Mendonça o divórcio passou a existir no Brasil a partir de 1977 no governo de Ernesto Geisel.Apesar de opiniões contrárias, foi um grande avanço para o sistema jurídico e social brasileiro, colocando fim ao princípio da indissolubilidade do casamento.

Para entender o que é divórcio, é preciso entender o que é separação judicial. Parece ser a mesma coisa, porém, em termos jurídicos, são diferentes. Segundo a advogada e professora da Universidade de Uberaba, Abadia Aparecida, a...
tracking img