Divisao hidrograficas do es

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Divisão hidrográfica do Espírito Santo

O Espírito Santo possui 12 bacias hidrográficas. Dessas, cinco são bacias de domínio da União, ou seja, pertencem a mais de um estado. São elas: Doce,Itapemirim, São Mateus, Itabapoana e Itaúnas.
As outras sete são estaduais. Isso significa que todos os limites da Bacia estão dentro do domínio capixaba. Essas bacias são: Piraquê-Açu, Santa Maria,Guarapari, Reis Magos, Jucu, Benevente e Rio Novo.

PRINCIPAIS BACIAS
Bacia Rio Doce




O principal formador do rio Doce é o rio Piranga, cuja nascente localiza-se na Serra da Mantiqueira, nomunicípio de Ressaquinha, Minas Gerais. No município de Alto Rio Doce, ao receber as águas do rio do Carmo, o rio Piranga passa a se chamar rio Doce. Com um total de 853 km de percurso, o rio Docetem sua foz no Oceano Atlântico na localidade da Vila de Regência, pertencente ao município de Linhares, no Espírito Santo.

A bacia hidrográfica do rio Doce, pertencente à região hidrográfica doAtlântico Sudeste, apresenta uma significativa extensão territorial, cerca de 83.400 km², dos quais 86% pertencem ao Estado de Minas Gerais e o restante ao Estado do Espírito Santo. Dos 228 municípiostotal ou parcialmente incluídos na bacia, 26 localizam-se no Espírito Santo e 202 em Minas Gerais nas mesorregiões do Vale do Rio Doce, norte da Zona da Mata e sudeste da Metropolitana de Belo Horizonte.As principais cidades da bacia em Minas Gerais são Ipatinga e Governador Valadares e, no Espírito Santo, Colatina e Linhares. A população total residente na bacia é da ordem de 3,2 milhões dehabitantes.
Bacia do Rio Itapemirim


A Bacia do Rio Itapemirim possui área de 687 000 hectares, geograficamente situada entre os meridianos 40º48'e 41º52' de longitude W.G. e entre os paralelos 20º10'e 21º15'.
Compreende dezessete municípios, perfazendo um total de 409 614 habitantes, quais sejam: Alegre, Atílio Viváqua, Conceição do Castelo, Castelo, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Jerônimo...
tracking img