Divisao do brasil por criterios economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Divisão do Brasil por critérios econômicos

Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs outra divisão regional do Brasil, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais.
Ela sebaseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreenderseus mais profundos contrastes.
Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricase culturais.
De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

[pic]

1-Amazônia 2-Centro-Sul 3- Nordeste

Região geoeconômica Amazônia

É a maior dastrês. Tem aproximadamente 5 milhões de km2, extensão que corresponde a quase 60% do território brasileiro. Compreende todos os Estados da região Norte  (com exceção do extremo sul de Tocantins), o oestedo Maranhão  e praticamente todo o Mato Grosso.
Apesar de sua dimensão, possui o menor número de habitantes do país. Em muitos pontos da região acontecem os chamados "vazios demográficos". A maioria dapopulação está localizada nas duas principais capitais do complexo, Manaus e Belém.

Na economia predominam o extrativismo animal, vegetal e mineral. Destacam-se também o pólo petroquímico daPetrobras e a Zona Franca de Manaus, que fabrica a maior parte dos produtos eletrônicos brasileiros.

Região geoeconômica Centro-Sul

Abrange as regiões Sul e Sudeste  (exceto o norte de Minas Gerais), MatoGrosso do Sul , Mato Grosso, Goiás , Distrito Federal  e o sul de Tocantins. Compreende aproximadamente 2,2 milhões de km2.
É a região mais dinâmica do ponto de vista econômico. São Paulo , Rio deJaneiro  e Belo Horizonte são as cidades de maior destaque.

O Centro-Sul é o principal destino de migrantes de diversos pontos do país e onde se encontra cerca de 70% de toda a população brasileira....
tracking img