Divisao celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. A intérfase (ou interfase) é o período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas.
É considerado como o "descanso" da célula, já que é a fase em que a célula cumpre suas atividades vitais e reúne condições para se dividir e originar células-filhas. A intérfase é dividida em três etapas[1]:
• G1 Síntese proteica
o É o primeiro período, começando aofinal da divisão tubular anterior e se estendendo até o início da duplicação do DNA. Nesse período ocorre o crescimento da célula.
o Esse período caracteriza-se por uma intensa síntese de RNA e de proteínas,com grande aumento do citoplasma das células-filhas recém-formadas.
• S Duplicação do DNA
o Responsável por desencadear a divisão celular, além de garantir que as células-filhas recebam asinformações genéticas que determinam suas características.
o Ocorre a duplicação das cromátides dos cromossomos, ficando cada cromossomo com duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero.
• G2 Duplicação dos centríolos
o Ocorre a duplicação de centríolos, além de iniciar a produção de glicólise, que juntos irão formar um aparelho com importante participação durante a divisão celular, denominadofuso mitótico, ou fuso cariocinético. A célula completa o crescimento e está preparada para a mitose.
o Ocorre síntese meiótica que constituem os microtúbulos.

4. Mitose
A mitose garante a distribuição de coleções idênticas de genes para as células formadas. É o processo pelo qual é construída uma cópia exata de cada cromossomo, a carga genética é replicada e distribuída eqüitativamente aosprodutos finais.. pois a mitose garante a distribuição de coleções idênticas de genes para células formadas. A mitose é um processo contínuo, que se caracteriza pelo estado e pela posição dos cromossomos.As principais características da mitose são:
a) Distribuição eqüitativa e conservativa do número de cromossomos.
b) Distribuição eqüitativa e conservativa da informação genética.
Na intérfase onúcleo apresenta um contorno nítido pela presença da membrana nuclear. Os cromossomos estão invisíveis devido ao índice de refração ser igual a da cariolinfa (suco nuclear) e a problemas tensoriais. Os cromossomos começam a se diferenciar engrossando-se e tornando-se mais visível. O engrossamento se dá em parte pela espiralização e em parte pelo acúmulo de uma substância protéica denominada matriz(O cromossomo aumenta o diâmetro e diminui o tamanho). Ocorre a divisão longitudinal do cromossomo e replicação semi-conservativa da informação genética (DNA).

5.

PROFASE:
É a etapa mais longa da mitose
Os cromossomas enrolam-se, tornando-se progressivamente mais condensados, curtos e grossos
Os centrossomas (dois pares de centriolos) afastam-se para pólos opostos, formando entre eleso fuso acromático. O fuso acromático é formado por feixes de fibrilas de microtúbulos proteicos.
No final da profase o nucleolo desaparece e o invólucro nuclear desagrega-se
METAFASE:
Os cromossomas apresentam a sua máxima condensação
Os cromossomas, ligados ao fuso acromático, dispõem-se no plano equatorial da célula, formando a chamada placa equatorial. Os centrómeros encontram-se voltadospara o centro do plano equatorial, enquanto que os braços dos cromossomas voltam-se para fora deste plano.

ANAFASE:
Verifica-se o rompimento do centrómero, separando-se os cromatídeos que constituíam cada um dos cromossomas.
Os cromossomas iniciam a ascensão polar ao longo das fibrilas das microtúbulos
No final da anafase cada pólo da célula possui um conjunto de cromossomas, constituídos porum só cromatídeo, exactamente igual.

TELOFASE
Inicia-se a organização dos núcleos-filhos
Forma-se um invólucro nuclear em torno dos cromossomas de cada núcleo filho.
Os cromossomas iniciam um processo de descondensação.
As fibrilas do fuso acromático desorganizam-se
A mitose termina. A célula possui agora dois núcleos.

6.



8.A
Células haploides são as células dos organismos...
tracking img