Divisaõ internacional do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo:
Compreender de forma globalizada os diversos fenômenos políticos e econômicos que existiram e existem no mundo moderno.Avaliar as características que são aplicadas e perceber como seestabelece a atual Divisão Internacional do Trabalho.

Just: Desde a década de 1970 verificou-se o surgimento de uma significativa DIT.Ocasionada pelos vetores estruturais do centro do capitalismomundial.O 1º vetor está associado ao processo de reestruturação empresarial, acompanhado do 2º vetor está a maturação de uma Revolução Tecnológica.

Dese:

Em principio, o comércio é indispensável aospovos, pois a existência de recursos na superfície é variável, de maneira que cada lugar dever ter suas carências supridas pela abundância existente em outros lugares. É, portanto, uma atividade queimplica grande mobilidade espacial, o que a torna particularmente importante para a análise geográfica.

Desde os primórdios da colonização a DIT era estabelecida pelas grandes potências econômicasda época ou seja as metrópoles.Durante o período da industrialização as superpotências européias comandavam a DIT através da venda de seus produtos com preços elevados, a nações não industrializadasque se limitavam a vender seus recursos naturais e fornecer mão de obra .

A DIT funciona como uma relação comercial entre os países que surgiram na época do Pós-Guerra -Fria, uma relação quevisa os interesses capitalistas de forma globalizada compra-se e vende-se, desta forma se solidifica o domínio político e econômico sobre os outros grupos.

Da mesma forma o grupo de paísesindustrializados ainda predominam na fase contemporânea.A DIT atual se fortalece por meio da venda de tecnologia de produtos industrializados,concedem empréstimos aos demais países para que consumam de seusprodutos por vezes de tecnologia atrasada que se perdem em meio a juros altos e royalties.Fixam-se em áreas semi-periféricas e periféricas ondem possam ter incentivos fiscais e usufruir dos...
tracking img