Divisão sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1567 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Divisões da Sociologia

SOCIOLOGIA:
Etimologicamente formada por um vocábulo latino (socios) e outro grego (logos), a palavra sociologia significa tratado do companheiro ou, mais amplamente, da inter-relação social.
A Sociologia, descrita inicialmente como Física Social, acaba por tornar-se uma Ciência autónoma, com um objecto e um método próprios, sobretudo com os trabalhos de Auguste Comtee Émile Durkheim. O objecto da Sociologia é a actividade humana enquanto jogo de interacções entre os actores sociais.

A Sociologia é uma Ciência Social que tem como objecto de estudo científico as relações sociais, as formas de associação, destacando-se os aspectos gerais comuns a todas as classes de fenómenos sociais, fenómenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos.Estuda o homem e o meio humano nas suas interacções recíprocas. A Sociologia não é normativa, nem emite juízos de valor sobre os tipos de associação e relãcções estudadas, pois baseia-se em estudos ojectivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenómenos sociais.
A Sociologia corresponde ao estudo e conhecimento objectivo da realidade social.
Exemplos: formação e desintegração degrupos; divisão das sociedades em camadas ou castas; mobilidade de indivíduos e grupos nas camadas sociais; processos de cooperação e competição...
SOCIOLOGIAS ESPECIALIZADAS – têm como objecto de estudo categorias específicas dos fenómenos sociais; não correspondem a verdadeiras divisões da Sociologia, antes são contextualizadas teórica e metodologicamente pela Sociologia Geral. Ex. Sociologia daFamília, Sociologia da Educação, Sociologia do Trabalho, etc.
____________________________________

Identificar várias sociologias especializadas:

A Sociologia Criminal – ocupa-se dos aspectos da vida social que têm a ver com a delinquência ou prática de crimes,
A Sociologia da Familia – estuda a origem, evolução e as diferentes formas de relação entre os membros da família nas diferentessociedades,
A Sociologia Histórica – investiga as sociedades do passado e as origens dos processos sociais, a Sociologia da Comunicação – estuda a forma e meios de comunicação entre os seres humanos, etc.
No entanto, o aparecimento das sociologias especializadas não significa de maneira alguma uma divisão na Sociologia pois não se pode perder o sentido global desta ciência mas sim procurarrecorrer às teorias gerais e aos métodos de pesquisa da Sociologia. Se isto não acontecesse podia haver uma dispersão caótica das várias dimensões sociais e isso só pode ser evitado de, mesmo com especializações a pesquisa seja feita de acordo com a interdisciplinaridade desta ciência.
____________________________________________
Exemplos de outras Sociologias Especializadas:
SociologiaAntropológica ou Antropossociologia. Estuda as correlações que existem entre o factor antropológico e as sociedades humanas.
Exemplo: influência dos grupos étnicos numa sociedade; os quistos étnico-culturais, consequências da mestiçagem em uma sociedade.

Sociologia do Direito. Estuda a inter-relação entre o Direito e os processos sociais. Considerando o Direito como um tipo de controle social formal,analisa a uniformização do comportamento dos componentes de uma sociedade. através das leis e regulamentos a eles impostos, e a adequação ou não das normas jurídicas em determinada sociedade.
Exemplo: investigação da possibilidade do divórcio ser factor de desagregação numa sociedade; repercussões sociais do estabelecimento da pena de morte.

Sociologia Económica. Estuda a organização de gruposhumanos para a satisfação de necessidades materiais, a influência das relações económicas originadas dessa organização sobre as instituições sociais e o efeito contrário, isto é, a alteração de um facto económico por um fenómeno social.
Exemplo: consequências sociais das greves ou a influência das mesmas na deterioração da moeda; alteração da organização das empresas industriais no sentido da...
tracking img