Divisão regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Os países subdesenvolvidos estão passando por um processo de crescimento industrial, com a meta de atingir o desenvolvimento, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimentosocioeconômico, e são caracterizamos pela não de obra barata, vantagens fiscais, baixa renda da população, fraqueza em recursos humanos e têm suas economias fundamentadas principal na agricultura.

2. Com asvantagens fiscais, empresas transnacionais começaram a criar unidades nesses países com objetivo de abastecer o mercado local e gerar lucros, produzindo internamente o que era antes importado; esseprocesso foi conhecido como substituição da importação.

3. As plataformas de exportações foi o termo criado parar designar os quatro tigres asiáticos considerados países subdesenvolvidosindustrializados, são eles: Cingapura, Coréia do Sul, Hong Kong e Taiwan; países que são antigos produtores agrícolas que se tornaram grandes exportadores mundiais principalmente de tecnologia, com maquinárioselétricos, computadores, derivados do petróleo etc.4. O Brasil é considerado um país subdesenvolvido industrializado de economia periférica, pois depende de investimentos de empresas internacionais chamadas transnacionais,para manter sua economia estável, tem enfrentado dificuldades de competitividades com outros países emergentes porque temos uma carga tributária e custos burocráticos.

5. Elaboro em 1967 o modelode Geiger dividia o Brasil em três grandes regiões são elas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul; considerou os aspectos climáticos, vegetativo e socioeconômico.
Tinha a Região Amazônia como pertencentede enorme riqueza natural, região Nordeste era vista como a mais problemática com graves conflitos sociais, econômicos e a pobreza; e a região Centro-Sul Considerada o centro econômico do país...
tracking img