Dividendo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIVIDENDO
Dividendos é a parcela do lucro apurado pela empresa, que é distribuída aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social (balanço). Pelo § 2º, do art. 202 da Lei dassociedades anônimas.
Pode-se então optar pelo reinvestimento automático do dividendo para comprar mais acções. O dividendo só será distribuído após ter sido efectuado os devidos descontos a favor doestado, tendo em conta que a lei 6.404 obriga as sociedades a distribuírem pelo menos 25% dos lucros. Os dividendos podem ter periodicidade diversa: mensal, trimestral, semestral, anual, etc., desde queconste no estatuto da empresa o período determinado. A Assembléia Geral Ordinária (AGO) é quem determina a parcela a ser distribuído como dividendo, de acordo com os interesses da empresa, através damanifestação de seus acionistas. O montante a ser distribuído deverá ser dividido pelo número de ações emitidas pela empresa, de forma a garantir a proporcionalidade da distribuição. Resumindo, apolítica de dividendos trata-se de uma decisão sobre a dimensão ou a proporção de resultados líquidos apurados num determinado período, que devem ser distribuidos pelos acionistas em vez de haver lugar areinvestimento na actividade da empresa. Todos os acionistas tem direito a receber dividendos, normalmente na mesma proporção em que participam no capital, salvo algumas exceções, como por exemplo:uma pessoa que detenha ações representativas de 10% do capital social receberá 10% dos lucros totais da empresa. A mesma sociedade pode pertencer a categorias diferentes e conferir direitos diversosquanto aos dividendos.
O principal indicador para o investidor que quer apostar nessa categoria de renda variável é o chamado dividend yield,(Rendimento do Dividendo) que mostra o retorno emdividendos frente ao preço da ação. Quanto mais alto esse índice, maior o valor do dividendo pago. No Brasil, o índice foi de 4,75% em 2005. O professor Ari Ferreira de Abreu, da Faculdade de Economia,...
tracking img