Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

A primeira vez que ouvi e vi Caetano Veloso cantar Sampa foi na tv, num especial sobre ele, o Caetano, realizado pela tv Bandeirantes, de São Paulo. Me emocionei muito ao ouvir este sama-choro de grande beleza e profundidade poética. Ele traduziu o que é São Paulo de forma precisa, elegante e crítica. Há, no entanto, paulistanos/paulistas burros e de direita, conservadores e cegos, (como hátambém nordestinos, cariocas, mineiros, gaúchos, paraenses e paranaenses burros, cegos e de direita, pois só entendem o que é bom aquilo que é elogioso e que adere sem críticas e sem alguma pessoalidade aquilo que diz que lhe pertence, como a cidade de São Paulo – que não pertence a ninguém, pois é uma cidade do mundo. Morei por 17 anos em São Paulo e, certamente, é uma ciade mutante, que destróicoisas belas, sim; é só recordar dos lindos casarões da Av. Paulista que foram postos abaixos para que se construíse os espigões que agora estão lá. Há claro a deselegância discreta das moças de São Paulo. E isto é real. Isto quer dizer que muitas meninas lindas de Sampa se vestem mal, combinam mal as roupas. Vestem calsas de moleton com casaco jeans ou vestidos longos roxos com botas brancas,blusas estampadas e casaco de couro azul marinho. São discretas, mas deselegantes. Ao contrário do norte e nordeste onde as meninas, quando são deselegantes são também muito indiscretas e espalhafatosas. Mas eu vejo isso com muito bom humor. ;E, sim, muito engraçado e poético. Tem a dura poesia concreta das esquinas – q nada mais são do que as informações sintéticas das propagandas luminosas do altodos prédios, que informam, divulgam uma marca de produto com extrema precisão e síntese, que é mais vista do que lida – e isto influenciou a poesia conreta dos poetas concretos de Sampa. caetano cita Deuses da Chuva e da Morte de Jorge Mautner, cita Ronda, cita a poesia concreta, cita Panamérica é um livro de Agripino de Paula, cita a banda Os Mutantes, cita Rita Lee, cita um monte de coisasinteressantes e bonitas de Sampa sem deixar de ver que ela tem, sim, muitos problemas e “feiosidades”. São Paulo é apaixonante, sem ser bela. Como muitas mulheres que, sem ser bonitas, apaixonam.
Comment by Sérgio Darwich — 12 de fevereiro de 2013
 Tem muitos comentários repetitivos. Parece que as pessoas não leem o que já foi descrito em outras análises. Se não tiver nada diferente paraacrescentar, melhor não escrever nada.
Comment by Solange — 18 de janeiro de 2013
 Adoro esta música. Para mim, que sou carioca e moro em São Paulo, é uma excelente tradução das primeiras impressões que a capital causa ao imigrante, não só ao nordestino.
Como toda letra, esta deve ser analisada levando-se em conta o contexto da época e do próprio momento da vida o autor.
Além disso deve-se levar emconta que os versos de Caetano na época da tropicália muitas vezes falavam de mais de um tema ao mesmo tempo.
“Alguma coisa acontece
No meu coração
Que só quando cruzo a Ipiranga
E a Avenida São João…”
O cruzamento da Av. São João com a Ipiranga era na época o centro cultural e São Paulo. Mais ou menos o que é hoje a Av. Paulista. O impacto de andar por essa região era o mesmo causado hoje pelaPaulista nos nos visitantes de fora; a estupefação e a dificuldade de interpretar tantas informações contraditórias.
“É que quando eu cheguei por aqui
Eu nada entendi”
O mesmo sentimento de dificuldade de interpretação da cidade.
“Da dura poesia
Concreta de tuas esquinas”
Aqui o poeta se refere ao movimento artístico do concretismo, que teve seu foco brasileiro na São Paulo da década de1950, com poetas como Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Ferreira Gullar. É um elogio à arte paulistana da época que influenciou fortemente a tropicalia.
Caetano também brinca aqui com as palavras pois “concreta” remete também ao concreto/cimento presente em toda parte nos prédios e monumentos de São Paulo.
“Da deselegância discreta
De tuas meninas…”
Elegância é a qualidade do que...
tracking img