Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
e fazem, desenvolvendo assim suas atividades com melhor qualidade e atingiram seus objetivos com maior eficácia, é indispensável a qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, empreender esforços para possibilitar que as pessoas sintam-se motivadas.
2 MOTIVAÇÃO HUMANA

A empresa é o ambiente onde as pessoas trabalham e vivem as maiores partes de suas vidas, onde dão tudo de si eobviamente esperam alguma coisa em troca, como garantia de trabalho , o pagamento de salário de maneira pontual, ter alguns benefícios como o auxílio a saúde, treinamento, auxílio a família em situações de crise.
Segundo Chiavenato (1993, p.163) “as pessoas nascem, crescem, aprendem , vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro de organizações. A vida das pessoas depende do trabalhodaquelas .”
A motivação é um impulso que vem de dentro, tem suas fontes de energia no interior de cada pessoa , é a intensidade de um comportamento dirigindo-se para um objetivo que permita a satisfação de suas necessidades e ambições. E desta forma as pessoas que estão motivadas não desistem facilmente, lutam, são persistentes e sustentam esforços elevados devido a barreiras oudificuldades.
De acordo com Bergamini ( 1998, p. 38 ) :

A motivação é uma força que se encontra no interior de cada pessoa e que pode estar ligada a um desejo . Uma pessoa não pode jamais motivar a outra , o que ela pode fazer é estimular a outra . A probabilidade de que uma pessoa siga uma orientação de ação desejável está diretamente ligada `a força de um desejo.

A motivaçãodepende das pessoas e das forças externas e internas que as impulsionam, como pôr exemplo: o indivíduo deseja o poder, o desejo, o status e principalmente atingir os seus objetivos.
Conforme Kondo ( 1994, p. 4 ),

Analogamente, pôr mais excelente que seja a organização que criamos, ela será inútil, ou mesmo contraproducente, se as pessoas não se sentirem motivadas. É preciso que as pessoasvoltem a querer, a desejar, para que possamos vencer os desafios de hoje . É preciso que o cada dia queira estar a par das coisas novas, é pela vontade que iremos voltar a estudar, a ler, a nos interessar pelas coisas novas. Pois só assim. Conseguiremos vencer os desafios e atingir os nossos objetivos.

É preciso que as pessoas voltem a querer, a desejar, para que possamos vencer os desafios de hoje. É preciso que o cada dia queira estar a par das coisas novas, é pela vontade que iremos voltar a estudar, a ler, a nos interessar pelas coisas novas. Pois só assim. Conseguiremos vencer os desafios e atingir os nossos objetivos.
Para Castro (1998, p.61), “as pessoas que se sentem satisfeitas consigo mesmas são mais motivadas, produtivas e criativas. Envolvem-se mais na solução de problemas,aproveitando oportunidades e enfrentando desafios”.
A motivação é a intensidade de um comportamento, dirigindo-se para um objetivo que permita a satisfação de suas ambições ou carências. Dessa forma, as pessoas que estão motivadas não desistem facilmente, são persistentes e sustentam esforços elevados devido a barreiras ou dificuldades. De acordo com Robbins (1992, p.342) “Motivação é adisposição de exercer um nível elevado e permanentemente de esforços em favor das metas da organização, sob a condição de que o esforço seja capaz de satisfazer alguma necessidade individual”.
Podemos analisar que o interesse pelo comportamento motivacional no trabalho tenha nessas três décadas, atingido níveis excepcionalmente elevados. Como Bergamini (1997, p.24) propõem,
O fracasso da maioria denossas empresas não esta na falta de conhecimentos técnico. E sim na maneira de lidar com as pessoas”. Foge a nossa compreensão o habito dos administradores de achar que os trabalhadores não produzem com qualidade apenas por falta de conhecimento técnico. Isto esta ocorrendo devido a maneira como são tratados pela direção das empresas.

As necessidades humanas são as principais fontes de...
tracking img