Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A motivação é aquilo que move o ser humano, ou seja, o faz agir de uma maneira ou de outra e tomar determinadas posturas. Quando uma mulher recebe rosas do marido por um determinado agrado, não émotivada a agradecer com mais carinho.

Se aplicarmos essa regra de motivação no ambiente de trabalho, podemos considerar o salário como fator motivador? Afinal, ele conduz as pessoas a tomaremdecisões em suas carreiras ou não? Essa é uma discussão que a psicologia tenta explicar!

A questão de salário como fator de motivação, identifica-se que, indiretamente, ele contribui para as necessidadeshumanas. "As pessoas desejam dinheiro porque lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, deestima e de auto-realização".

Por este motivo, que o dinheiro não é um fim, ele não é o motivador, mas o meio que faz com que as pessoas atendam suas necessidades e, aí sim, se motivem. "O salárionão é fator de motivação, quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca agarantia de sua sobrevivência".

A análise mostra que o dinheiro conseguido com o trabalho faz com que as pessoas tenham condições de atender suas necessidades e, diante disso, se motivem. Mas, do pontode vista de sua carreira, o salário não determina que direção ela irá tomar?

Há também pessoas que se sentem felizes fazendo alguma coisa de que gostam, desde que isso lhes dê o retorno financeiromínimo necessário para uma sobrevivência digna. Nessa categoria estão trabalhadores muito especializados, alguns artistas e outros que, em função de habilidades especiais, são procurados e bemremunerados pelo mercado.

Desta forma, ele pode ser visto como ponto de motivação. Afinal, quando você trabalha muito e recebe pouco, não se sente "desmotivado", ou seja, insatisfeito e sem vontade de...
tracking img