Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 1
3 – (valor 0,1) Analise os versos da música “É”, de Gonzaguinha:
...
É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...
...
Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aosindivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.

R: Como afirma a música de Gonzaguinha: “Todos nos queremos entre outras coisas,liberdade e felicidade”.Para alguém usufruir de um mínimo de liberdade e de felicidade é preciso estar inserido em um contexto social favorável.Sem trabalho ,sem renda ,sem exercer cidadania,sem boas condições de moradia ,saúde ealimentação ninguém é feliz.Para que todos possam usufruir de condições mínimas de moradia,saúde e alimentação e receber pelo seu trabalho o suficiente par suprir todas necessidades básicas é preciso que o estado realize o planejamento governamental que deve levar em conta o desenvolvimento econômico e a preservação ao meio ambiente.Cada indivíduo não pode interferir diretamente em talposicionamento,mas pode expressar sua opinião por meio de canais industrializados,como voto,o plebiscitos e participação em organização não governamentais.

Tema 2
10 – (valor 0,3) O jornal “O Globo”, em 13 de fevereiro de 2010 publicou no site da globo.com um artigo que fala sobre a tendência de jovens europeus com mais de trinta anos permanecerem na casa dos pais. Os principais motivos apontados foram a altataxa de desemprego e os preços elevados de compra e aluguel de imóveis. O governo de países como a Espanha e a Itália adotaram medidas para incentivar que os adultos deixem a casa dos pais fornecendo uma mesada. Explique a relação entre o texto acima e os conceitos de status atribuído e adquirido.

Resposta: Status atribuído foi o fato de o governo citar os jovens que moram com os pais, statusatribuído pela família, e no adquirido se refere ao benefício de mesada que os jovens receberão do governo para iniciar sua independência onde passará a viver também de seus próprios esforços.

Tema 3
7 - Qual o papel das instituições no controle social?

Questão 7 III
Resposta: As instituições, além de transmitir os valores, costumes, tradições e normas sociais, aplicam sanções positivase negativas, formais e formais, a fim de garantir que todos atendam às expectativas da sociedade e cumpram seu papel social.

Resposta: Uma instituição é um patrão de comportamento, como uma guia que nos oferece a sociedade e que se’ns impõe sobre as condutas individuais. proporcionam-nos um tipo de mecanismos e maneiras de fazer contanto que podemos adquirir umas condutas socialmente aceitadase impostas.

As instituições sociais tentam solucionar os problemas sociais fundamentais e as necessidades básicas da sociedade. Isto faz que l’indivíduo se libere em certa maneira destes problemas e necessidades graças a um patrão de conduta, à hora que se garante e se conserva a permanência da ordem social e controla a ação social.

Toda instituição social tem de ter as característicasseguintes:

* Externalitat, isto é, que são experimentadas como se fossem uma realidade externa e que existe fora de nós
* Objectivitat, porque as instituições sociais são tratadas como se fossem coisas.
* Coerció, já que obrigam-nos a atuar seguindo uma pauta determinada; Historicitat, porque já eram quando nasceram e seguirão, inclusive, quando nos morremos.
* Autoridade moral, porquereprime-nos moralmente já que fazem-nos seguir uma pauta que achamos que é o correto e o que está bem fazer.

Agora bem, uma das características fundamentais das instituições sociais se que têm de estar legitimades, isto quer dizer que a maioria de indivíduos têm de achar que as pautas de comportamento que impõem as instituições sociais são válidas e corretas. Dedo de outra maneira que têm de ter uma...
tracking img