Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os métodos do tempo em que estudamos há 20 anos atrás, não da para comparar, mas com certeza olhando para hoje eu digo que os métodos eram muito fracos devido a toda a mudança de anos. Seria absurdo se o ensino e a educação fosse a mesma de 20 anos atras ou 30 anos. Mas nós lembramos que nossos professores usavam muito a ludicidade e a criatividade deles. Tinha muitas brincadeiras, muitashistórias, que consideramos muito importante na educação infantil. Isso contribuiu para nos tornarem pessoas criativas, espontaneas e conviver bem em grupo, pois sempre incentivaram os trabalhos em grupo.Foi muito bom, os professores bons, divertidos, nossas atividades envolviam aprendizagem, brincadeiras com a turma inteira para trabalhar o social, leitura de livros na biblioteca, atividadesconstrutivas e interessantes.Foi tudo de bom, só que achamos que poderiam ensinar mais coisas naquela idade, como coisas do mundo, curiosidades, o por quê das coisas... Mas tirando isso foi ótimo estamos satisfeitas, tanto que hoje somos disciplinadas.E nesta época usava-se muito a cartilha,onde era apenas a imitação,tracejados.....As profesoras,eram mais rígidas,tradicionalistas,colocavam de “castigo” ehoje chama-se “cantinho do pensamento”.E também o ensino era voltado para que oss alunos observava e imitava os adultos, crianças não tinha uma construção própria de aprendizado.


Estar alfabetizado é............

Uma discussão que está voltando à pauta no Brasil é com relação aos índices de alfabetizados.
null
• Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito• É apropriar-se dafunção social constituinte dos atos de ler e escrever. • Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano. • É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal. • É estar apto a escrever uma carta. • É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e não apenas “copiar” e“colar”. Enfim, ser alfabetizado NÃO É ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases. Portanto, é hora da Escola sair desse lugar de mantenedora de seu produto. É preciso dar às crianças em fase de alfabetização (eu disse FASE, não disse CLASSE de alfabetização) formas de alcançar essas possibilidades. Fornecer esse nível de alfabetização éum processo trabalhoso que depende de profissionais preparados e de investimento.
o que é estar alfabetizado hoje?Além de dominar a leitura e a escrita, é necessário pensar nas possibilidades de ver, interpretar e problematizar de maneira crítica as imagens da TV, dos filmes, das publicidades, das notícias e dos jornais - saber usar o computador, operar as diversas funções do celular, navegarpelas redes da Internet de forma segura, e compartilhar conteúdos de forma responsável. Nesse universo, a mediação educativa é um dos grandes desafios da mídia-educação. Alfabetizar significava aquilo que ainda hoje significa, ou seja, ensinar o alfabeto. Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever, ensinar a reconhecer os símbolos gráficos da linguagem verbal.Ser alfabetizado significa reconhecer ecompreender esses símbolos e ser capaz de com eles produzir mensagens compreensíveis para outros alfabetizados, melhorando desse modo a comunicação entre os sujeitos e incrementando, consequentemente, o seu nível e qualidade de vida.Não havendo uma alfabetização universal e neutral, o contraste entre os diferentes tipos e níveis de alfabetização converte-se numa diferenciação/oposição social entreos que detêm e controlam certo domínio do saber e os que dele carecem.

Decodificar, Ler e Escrever
Decodificação é a ação de transcrição, interpretação ou tradução de um código (dado ou conjunto de dados em um formato desconhecido) de modo que possa ser entendido pelo decodificador ou seu utilizador (para um formato conhecido, ou legível).

Ler é uma atividade extremamente rica e...
tracking img