Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AMANDA APARECIDA LEMES DE LIMA
GABRIELA FERNANDA CIPRIANO DE CARVALHO ALVES
LARISSA ANDRADE NEVES
RENATO VIEIRA MARCONDES










A CONTRIBUIÇÃO DA RECREAÇÃO POR MEIO DE JOGOS E DINAMICAS DE GRUPO PARA A TERCEIRA IDADE.

Pesquisa elaborada pelos alunos do 4° N do curso de Psicologia da Universidade de Franca, sob a orientação da Dra. Ana PaulaBarbosa.

































FRANCA
2012


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 03
I OBJETIVO 03
I.1 JUSTIFICATIVA 03
II REFERENCIAL TEÓRICO 04
III METODOLOGIA 05
III.1 MÉTODO 05
III.2 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 06
III.3 PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS 06
III.4 UNIVERSO PESQUISADO 07
III.5 RELATO DAS ATIVIDADES 09
III.6 ANÁLISE DE DADOS16
CONCLUSÃO 23
IV REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
IV ANEXOS 25



INTRODUÇÃO




Desde o final do século XX com avanço das pesquisas cientificas desenvolveram-se novas técnicas de tratamento e novos medicamentos para doenças que não tinham cura, proporcionando a população mundial condições favoráveis ao envelhecimento saudável aumentando, então a expectativa de vida dosseres humanos.
Com vida mais longa os idosos merecem atenção especial, afinal essa fase da vida não é mais vista como esperada morte e sim uma nova fase em que surgem as limitações físicas, mas que não anulam a possibilidade de ser feliz.
Atividades lúdicas como jogos e dinâmicas recreativas podem ter influencias positivas, pois estimulam o sistema nervoso, motor, sensorialalém de contribuir para a interação social diminuindo os sofrimentos psicológicos que poder surgir nesse período.




I. OBJETIVO


O objetivo desta pesquisa foi observar a contribuição da recreação dos jogos e dinâmicas de grupo na vida dos idosos institucionalizados




I.1 – JUSTIFICATIVA






Este projeto é relevante para os alunos do 4° semestre dePsicologia da Universidade de Franca, pois será nosso contato com a prática através de pesquisas de campo, obtendo uma coleta de dados no que diz respeito à contribuição da recreação por meio de jogos e dinâmicas de grupo para a terceira idade.
Além disso, este projeto tem uma contribuição para a instituição na participação dentro da instituição de apoio aos idosos.




II –REFERENCIAL TEÓRICO


O idoso, na atualidade, é pouco respeitado e raramente é bem visto pela população mais jovem. Algumas pessoas de mais idade chegam até mesmo a se isolarem em suas residências ou abrigos, porque se sentem mortos para a sociedade. o respeito de antigamente já não possui a mesma intensidade e nem se quer existe, em relação a pessoas mais velhas, aquela que era outroravista como o exemplo para as gerações futuras de uma família e de seus descendentes agora á uma distorção desta.
De acordo com Duarte (2004) a mesma sociedade que um dia começou a preparar um determinado ser social para pensar e sentir por ela, pode ter outros para seu lugar; outros que foram educados para o que ele tiver sido, alguns até com a sua colaboração no seu tempo desocialmente vivo.
Diante disso fica claro o que é imposto socialmente para nós “população jovem” que esta em vigor, o fato é de que quando se chega a terceira idade o idoso substancialmente é descartado tanto pelos valores sociais e em alguns casos pelas suas próprias famílias. O idoso é visto como uma figura frágil e adoentada, o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, que ficou cadavez mais conhecido e mais forte através dos avanços tecnológicos da medicina.
O envelhecimento vem sendo acompanhados por vários dogmas sociais, mesmo não sendo obrigatoriamente acompanhado de doenças, durante o envelhecimento dentro deste período existe declínios físicos e mentais, que são decorrentes desde processo natural que, juntamente com a diminuição das relações inter-...
tracking img