diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O fato do mercado europeu e asiático não comprar soja transgênica ou carne de animais alimentados com soja GM é um dos argumentos da ONG Greenpeace para lutar contra a liberação de produtosmodificados no Brasil. O grupo lançou em sua página de internet (www.greenpeace.org.br) o 'Guia do Consumidor contra Transgênicos' para alertar os compradores sobre quais produtos encontrados em supermercadoscontém milho, trigo ou soja modificados em sua composição. A lista contém vários produtos de grandes marcas, como Sadia e Perdigão, todas acusadas de trabalhar com vegetais 'frankenstein'.

SegundoSimone Corinn, representante do Greenpeace, o Guia foi elaborado através das respostas das empresas alimentícias para cartas enviadas pela organização ambiental. 'As empresas que puderam comprovar quenão usam produtos transgênicos entraram na nossa Lista Verde. Quem simplesmente disse que usa soja ou milho brasileiro – portanto não transgênico - e não nos apresentou testes entrou na listavermelha. O simples fato da empresa garantir que compra soja brasileira não garante que a soja não é transgênica'. Para não serem pegos em contradição, a ONG também faz testes independentes com os produtos,em laboratórios na Suíça.

Além do fator mercadológico, o guia do Greenpeace alerta para possíveis danos à saúde causados pela comida com matéria-prima GM. 'Os alimentos oriundos de cultivostransgênicos poderiam prejudicar seriamente o tratamento de algumas doenças de homens e animais. Isto ocorre porque muitos cultivos possuem genes de resistência antibiótica. Se o gene resistente atingir umabactéria nociva, pode conferir-lhe imunidade ao antibiótico, aumentando a lista, já alarmante, de problemas médicos envolvendo doenças ligadas a bactérias imunes', cita o relatório.

Simone Corinnainda alerta para o fato da empresa Monsanto estar criando uma crise de dependência no consumidor: 'As sementes da Monsanto contém um gene chamado ‘terminator’, que faz com que a soja não germine...
tracking img