Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 01 - Introdução  Já faz algum tempo que é nítido perceber que o computador deixou de ser apenas um instrumento de estudo de cientistas e estudiosos avançados e passou a ser um elemento básico na rotina de qualquer empresa ou de qualquer profissional, independente de sua atividade. Além disso, hoje em dia o computador e a Internet também estão fortemente inseridos nas residências, e cada vezmais ajuda na execução de tarefas do dia a dia, como pesquisar uma receita ou digitar um trabalho escolar. |   | |
Tema 02 - História da Computação
O estudo da história da computação e seus conceitos fundamentais é essencial para que o usuário possa entender os mais novos avanços.
O Ábaco e outras máquinas de contar
Há milhares de anos o homem utiliza instrumentos de auxílio ao cálculo ede manipulação de informações. As primeiras máquinas que podem ser chamadas de precursoras da computação eram utilizadas para auxiliar em cálculos matemáticos.
O ábaco foi inventado na China por volta de 2000 a.c. e foi o primeiro artefato de cálculo que usava a posição dos elementos. Os romanos também usavam o ábaco, feito com bolinhas de mármore. Em latim "Calx" significa mármore, "Calculus"era uma bolinha do ábaco e "Calculare" era o ato de fazer cálculos aritméticos.
O Ábaco e outras máquinas de contar
Em 1644, Blaise Pascal criou uma máquina de calcular (freqüentemente chamada "Pascalene" ou "Pascaline") que fazia apenas adições e subtrações, podendo, indiretamente, fazer multiplicações e divisões por meio de operações sucessivas.
Em 1694, Gottfried Wilhelm von Leibnitzconstruiu uma calculadora capaz de multiplicar. Utilizava dois contadores: um para efetuar a adição e outro para determinar o número de operações.
Evolução do computadorEm 1822, Charles Babbage apresentou em Londres o projeto de um mecanismo feito de madeira e latão, que poderia ter alterado o rumo da história se tivesse sido construído efetivamente. Babbage concebeu a idéia de um dispositivo mecânico,chamado "Máquina de Diferenças" que baseava-se no princípio de discos giratórios, na idéia básica do cálculo de tabelas e era capaz de executar uma série de cálculos. Em 1833, Charles Babbage projetou a "Máquina Analítica" que tinha os componentes básicos de um computador moderno, e lhe rendeu o título de "Pai do Computador". |   |
TEMA 03 - Conceitos Básicos
O que é computador?
É uma máquinaque manipula informações em resposta a um conjunto específico de instruções bem definidas.
Ele também é responsável pelo armazenamento de dados e programas.
Os atuais computadores são eletrônicos e digitais e são constituídos de:
* Dispositivos físicos (chamados de hardware);
* Dados e instruções (software).
Mais à frente, veremos os conceitos de hardware e software com maisdetalhes.
 
O Sistema Binário
Você já deve ter percebido que os números 0 e 1 são sempre associados ao computador, isso se dá por que, ao contrário dos humanos, ele não utiliza uma notação (ou sistema de numeração) que possui dez símbolos, e sim um sistema binário.
O sistema de numeração binário é um sistema para representar números no qual a base dois é utilizada, ou seja, cada dígito em umnúmero binário pode receber apenas dois valores. |
Tipicamente, os símbolos 0 e 1 são utilizados para a representação dos números.

Na figura mostramos um exemplo de um número em dois diferentes sistemas numéricos. Base 10 (normalmente utilizada por nós) e Base 2 (binária). O valor é o mesmo, a diferença está na representação apenas.

Em eletrônica, esta representação facilita bastante oscálculos, pois, por exemplo, um zero pode ser representado por 0 volts e o 1 por uma voltagem positiva 5 volts
365 (Base 10) = 101101101 (Binário)
Dado x Informação
Falamos anteriormente que um dos objetivos do computador é o armazenamento de dados. Mas o que são dados?
Dados são informações em estado cru, ou seja, sem significado. |
Um dado em seu estado puro não possui significado. Apenas...
tracking img