Diversos

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
Química Licenciatura

METODOLOGIA CIENTIFICA

Alexandre Soares
Gabriela Rosa
Isabela Fontoura
Jéssica Meirelles
Júlia Ataide
Milla Freire

Alegre

Cidadania 
Do latim, civitas, "cidade", é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente"ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartidade deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.
De acordo com o texto, formação técnico - científico - cultural. Os professores devem habilitar os jovens para educar, porém colocando em prática nossos deveres e direitos.
O papel da química no processo de formação de nossa cidadania,é na busca de professores nos quais eles possam desenvolver atitudes e valores, por meio da interatividade. Contudo, a voz dos alunos devem ser contempladas para construção de uma sociedade igualitariaque preserve o valor da vida em nosso planeta. Nesse contexto, o princípio da formação pela reflexão, em que as vozes dos professores são consideradas e respeitadas, nos parece o caminho ideal para ospropósitos que defendemos na educação para a cidadania, ainda que tenhamos muitos outros desafios a enfrentar nesse processo.

Licenciatura
É um grau acadêmico do ensino superior, em vários países. O termo possui significados diferentes no Brasil e em outros países.
No Brasil, a licenciatura habilita seu titular a ser professor em escolas de Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.As Universidades Federais do Brasil oferecem licenciaturas nas áreas de Pedagogia, Letras, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Artes, Educação Física, Matemática, Ciências Naturais, Biologia, Química, Física e Informática.
O licenciado, assim como o bacharel, pode ser professor em universidades, na categoria de professor auxiliar, mas a atual Lei de Diretrizes e Bases daEducação dificulta tal atividade uma vez que prioriza docentes com Mestrado, Doutorado, Pós Doutorado ou Livre Docência. Licenciaturas e níveis de ensino correspondentes:
* Licenciatura em Pedagogia: Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais);
* Licenciaturas em áreas específicas do conhecimento: Ensino Fundamental (séries finais) e no Ensino Médio.
De acordo com o texto, paraformação de professores, seria a formação inicial. Responsabilidade dos professores caracterizar o processo de ensino - aprendizagem.
No campo da formação inicial de professores, foi concebido e implementado um curso de licenciatura diferente do tradicional modelo de currículo, em que a licenciatura nada mais é do que um apêndice do bacharelado. Na concepção proposta, o currículo tem comopríncipio a identidade na formação do licenciando. Na proposta, a formação do licenciando ocorre desde o primeiro semestre, sendo que a formação técnico-pedagógica é concretizada em um conjunto de disciplinas de responsabilidade dos docentes da área de Ensino da Química, na qual se vincula conteúdo à discussão metodológica, buscando incorporar a reflexão sobre a prática docente.

Verdade AbsolutaDefinida como realidade inflexível: fatos fixos, invariáveis e inalteráveis. Por exemplo, é um fato fixo, invariável e inalterável que não existe, em nenhuma hipótese, nenhum círculo quadrado ou nenhum quadrado redondo. A verdade absoluta é embasada na epitemologia. Epistemologia também chamada de teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • Diverso
  • diversos
  • diversos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!