Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO EDUCAÇÃO FISICA

NATAÇÃO

CRISTINA PAULA BORBA
PROFESSORA PATRICIA ESTHER FENDRICH MAGRI
Natação

Joinville - SC
2011

Desenvolvimento Humano na adolescência.

O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo dedesenvolvimento.
A adolescência dos 10 a 18 anos ou 21 anos é um período de rápidas mudanças físicas, sexuais, cognitivas, psicológicas e sociais, sendo que estas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida. A idade não pode ser o único critério na avaliação do grau de desenvolvimento do indivíduo, muito mais importante que a idadeé as várias dimensões da maturidade, emocional, social, intelectual e física.
A primeira fase da adolescência refere- se à puberdade no qual se torna evidente a maturação sexual, esta começa com o aumento gradual hormonal e suas manifestações, como também o crescimento dos ovários no sexo feminino e aumento das células nos testículos no sexo masculino. A maturação sexual é acompanhada por umaexplosão de crescimento, que dura em torno de quatro anos. As mudanças físicas da adolescência são dramáticas, mais também há mudanças cognitivas muito importantes, que tem o papel vital em transformar crianças em adultos.
Adolescência também parece começar com uma serie de mudanças em termos de capacidade cognitivas, que levam as crianças a se tornarem muito mais capazes de pensar e raciocinarcomo adultos. Mudança essas bem visíveis, para que se possa progredir e assumir papéis de adultos com responsabilidades que as caracterizam a adolescência. As mudanças cognitivas tem um papel importante em ajudar adolescentes a enfrentar exigências educacionais e vocacionais mais complexas. A descrição mais abrangente das mudanças cognitivas na adolescência vem de Jean Piaget.
Piaget preocupa-secom o estudo do desenvolvimento mental ou cognitivo, isto é, com o desenvolvimento da forma como os indivíduos conhecem o mundo exterior e com ele se relacionam. Analisando seu ponto de vista “Jean Piaget” de que existe uma mudança qualitativa na cognição durante a adolescência, Piaget utilizou um termo operações formal para descrever o nível maduro de pensamento, que foi observado no inicio daadolescência. No quadro abaixo está destacado os dois estágios do desenvolvimento mental na adolescência, segundo Piaget, e as principais características de cada um.

7-11-12 anos. | Estágio operatório concreto. | Nessa fase as crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Têmcapacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração. |
12 anos até a idade adulta. | Estágio das operações formais. | É a fase de transição para o modo adulto de pensar. É durante essa fase que se forma a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e idéias abstratas. Nesse momento, a linguagem tem um papel fundamental,porque serve de suporte conceitual. |

Segundo Ginsburg e Opper, (1979 apud NEWCOMBE, 1999) “A pessoa começa a utilizar uma ampla variedade de operações cognitivas e estratégias para resolver problemas, é altamente versátil e flexível em pensamento e raciocínio e pode ver a realidade a partir de inúmeras perspectivas ou pontos”.
Uma das características mais marcantes do estágio das operaçõesformais é o desenvolvimento da capacidade de raciocinar sobre seus problemas imaginários, como problemas reais, e da capacidade de pensar sobre possibilidades. Outra marca registrada da resolução de problemas nas operações formais é a busca excêntrica de soluções, quando um adolescente enfrenta um problema, tenta apreciar todas as maneiras possíveis de resolvê-lo e verificar a logica e a eficácia de...
tracking img