Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O financiamento bancário e consórcio mercatil são objetos de negociação, logo existem vendedores (administradores de consórcio e bancos) e os consumidores (clientes dessas empresas). Seguindo estalinha de pensamento pode-se afirmar que há uma demanda e uma oferta para esses produtos.

Para mostrar o aumento na utilização do consórcio mercantil como uma alternativa para obtenção de bens deconsumo foram utilizados os conceitos de oferta e demanda.

Segundo Hall e Lieberman a demanda significa o quanto de algo compradores realmente querem comprar, já a oferta caracteriza a quantidade dessealgo que os vendedores desejam realmente vender.

Na demanda existe uma característica a ser observada que é a relação inversa entre quantidade e preço do bem ou serviço, a qual, conforme Hall eLieberman (2003, pg. 62) “…quando o preço sobe, a quantidade demandada cai; quando o preço cai a quantidade demandada sobe.”. Os autores ainda ressaltam que ao ser analisada uma variável, todas asinfluências existentes na decisão de escolha do comprador devem se manter inalteradas, considerando apenas uma única variável, que é o preço do produto, nesse caso o crédito.

Quando são colocados emgráficos e ou tabelas os custos para obtenção de crédito, quantidades de novas adesões, para o caso do consórcio, e carteira de crédito (financiamento), encontra-se a curva de demanda. Hall e Lieberman(2003, pg. 63):

A curva de demanda de mercado (ou simplesmente, curva de demanda) mostra a relação entre o preço de um bem e a quantidade demandada, mantendo constant todas as demais variáveis queafetam a demanda. Cada ponto da curva representa a quantidade total que o compradores decidiriam comprar a um determinado preço.


Na oferta, ao contrário do que acontece na demanda, Hall e Lieberman(2003, pg. 71) dizem: “A lei da oferta determina que, quando o preço de um bem se eleva e todas as outras coisas permanecem inalteradas, a quantidade ofertada do bem também se eleva.”

Sobre a...
tracking img